Competências do profissional de psicologia para atuação no âmbito docente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17859

Mots-clés :

Educação superior, Psicologia, Competências

Résumé

Compreender as competências no âmbito docente é um fator primordial para uma atuação profissional eficaz. Com isso, a imersão de um psicólogo clínico como docente expõe a necessidade de amplificar outras habilidades, no qual, fará com que o profissional consiga se desenvolver em meio ao ambiente docente. Objetivo desse estudo é investigar qual são as competências que se fazem necessárias para atuação na área de docência, expondo as competências principais do profissional de psicologia, visando compreender a importância da formação continuada. Diante disso, por meio da revisão integrativa, foi observado que o desenvolvimento de competências no âmbito educacional, tornou-se um constante aprendizado para a aquisição e o desenvolvimento de habilidades, através de experiência profissional e da formação continuada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eveline Ernica Borges, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Felipe Maciel dos Santos Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFGD).

Références

BARBOSA, M. A. C.; PAIVA, K. C. M. D.; MENDONÇA, J. R. C. D. Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa. Organizações & Sociedade, [S.I], v. 25, n. 84, p. 100-121, 2018. DOI: 10.1590/1984-9240846. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15167. Acesso em: 15 jul. 2023.

BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. A competência docente e sua complexidade de conceituação: uma revisão sistemática. Educação em Revista, [S.I], v. 37, e235498, 2021. DOI: 10.1590/0102-4698235498. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WbXMQk7cMMYWWTsBYK7v8Vp/. Acesso em: 15 jul. 2023.

BEATO, M. S. D. F.; FERREIRA NETO, J. L. Formação em psicologia em uma universidade pública e suas repercussões nas competências do trabalho em políticas públicas. Psicologia em Revista, [S.I], v. 22, n. 2, p. 516-536, 2016. DOI: 10.5752/P.1678-9523.2016V22N2P516. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/11855?source=/index.php/psicologiaemrevista/article/view/11855. Acesso em: 15 jul. 2023.

CASSUNDÉ, F. R. D. S. A., MENDONÇA, J. R. C. D.; BARBOSA, M. A. C. A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, p. 469-493, 2017. DOI: 10.1590/S1414-40772017000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/9nJxC9pjMQhMZWC8Yq4JWRN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

CORRÊA, G. T.; RIBEIRO, V. M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, [S.I], v. 39, n. 2, p. 319-334, 2013. DOI: 10.1590/S1517-97022013000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fKHpmcmQS3yTtkMFkCzyBzq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

DOURADO, P. C.; GONDIM, S. M. G.; LOIOLA, E.; FERREIRA, A. D. S. M.; ALBERTON, G. D. Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários. Educação em Revista, [S.I], v. 34, e178191, 2018. DOI: 10.1590/0102-469817819. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/xYtSTkb39w5kLQG6y5wMCbD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

GOUVEIA, V. V. Formação em avaliação psicológica: situação, desafios e diretrizes. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.I], v. 38, p. 74-86, 2018. DOI: 10.1590/1982-3703000208641. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/Bd5fr7WLSL8HCPk6WGJkxrF/. Acesso em: 15 jul. 2023.

LIMA, C. C. N. Introdução à pedagogia. Porto Alegre: Sagah, 2018.

LIMA, C. C. N.; NUNES, A. R.; BES, P. Política Educacional. Porto Alegre: Artmed, 2018.

MARINHO-ARAUJO, C. M.; ALMEIDA, L. S. Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, 2016. DOI: 10.1590/0102-3772e32ne212. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/XpJ5LQbmPjGfSPNcr4rLXzN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

MARINHO-ARAUJO, C. M. Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 33, n. 2, p. 199-211, 2016. DOI: 10.1590/1982-02752016000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/b6GMzyhCtHZthBC4PkrhLNx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

MOURTHÉ JUNIOR, C. A.; LIMA, V. V.; PADILHA, R. D. Q. Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n. 65, p. 577-588, 2017. DOI: 10.1590/1807-57622016.0846. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/qYWSNj6CdKGt7FxF4HFR9Lj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

NORONHA, A. P. P. Docentes de psicologia: formação profissional. Estudos de Psicologia, Natal, v. 8, n. 1, p. 169-173, 2003. DOI: 10.1590/S1413-294X2003000100019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/gPCRzvCwVJ87c4CVVZjwBhw/. Acesso em: 15 jul. 2023.

NORONHA, A. P. P.; CASTRO, N. R. D.; OTTATI, F.; BARROS, M. V. D. C.; SANTANA, P. R. Conteúdos e metodologias de ensino de avaliação psicológica: um estudo com professores. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 54, p. 129-139, 2013. DOI: 10.1590/1982-43272354201315. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/mh4k69GdFDqHrjYDbsX5k7x/?format=pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

PEREIRA, L. M. R.; LOIOLA, E.; GONDIM, S. M. G. Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 78, p. 438-459, 2016. DOI: 10.1590/1984-92307856. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/xyKg4YtFrcWMynDn6jfYxRC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; QUILLICI NETO, A. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, p. 169-184, 2009. DOI: 10.1590/S0104-40602009000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/W8zSkmsQGRnYTvPJhXCR5Hc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

REPPOLD, C. T.; NORONHA, A. P. P. Impacto dos 15 anos do Satepsi na avaliação psicológica brasileira. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, p. 6-15, 2018. DOI: 10.1590/1982-3703000208638. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/8XWMCyt3y4jgRHvv9PYYSfN/. Acesso em: 15 jul. 2023.

RIGOBELLO, J. L.; BERNARDES, A.; MOURA, A. A. D.; ZANETTI, A. C. B.; SPIRI, W. C.; GABRIEL, C. S. Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, 2018. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0298. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/HPmPqFpbmCchrpR5f5z7CGy/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Formação do professor: A docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

SOLIGO, A. D. F.; OLIVEIRA, I. T. D.; MUNIZ, M.; ZANINI, D. S. Formação em Psicologia: estágios e avaliação psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, 2020. DOI: 10.1590/1982-3703003243432. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/mw94RSM57sDVRyG33J4CyTD/. Acesso em: 15 jul. 2023.

SOUZA, D. C.; OLIVEIRA, F. B.; CANDIDA, J. R.; LIMA, M. T.; CAPEL, J. H.; BATISTA, A. M. Competências necessárias ao docente do curso de psicologia- Revisão sistemática da literatura. RCBSSP Revista cientifica, v. 2, n. 1, p. 1-32, 2020. Disponível em: https://revistacientificabssp.com.br/article/604badada953954dc55bfc94. Acesso em: 15 jul. 2023.

Publiée

2023-12-23

Comment citer

BORGES, E. E.; SOUZA, F. M. dos S. Competências do profissional de psicologia para atuação no âmbito docente. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.17859. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17859. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua