v. 7 n. 20 (2017): Dossiê Livros didáticos como fonte/objeto de pesquisa para a História da Educação no Brasil e na Espanha

					Visualizar v. 7 n. 20 (2017): Dossiê Livros didáticos como fonte/objeto de pesquisa para a História da Educação no Brasil e na Espanha
Publicado: 2017-08-30

Edição completa

Dossiê

  • A manualística na Espanha: duas décadas de pesquisa (1992-2011)

    Augustín Escolano Benito
    6-29
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7452
  • Considerações críticas sobre a pesquisa no campo da manualística escolar, após 20 anos da fundação do centro de pesquisa MANES

    Gabriela Ossenbach
    30-41
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7426
  • O caderno escolar como objeto de estudo: uma aproximação dos avanços metodológicos em manualística

    Kira Mahamud, Ana Maria Badanelli
    42-66
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7427
  • Livros didáticos de história do Brasil para o ensino secundário (1889-1950): procedimentos de localização, seleção e acesso

    Kênia Hilda Moreira
    67-90
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7428
  • Os padrões dos livros de lições de coisas

    Kazumi Munakata
    91-103
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7429
  • A coleção didática “As Mais Belas Histórias” (1954-1976): lições sobre a formação do Brasil moderno

    Felismina Dalva Teixeira Silva, Raquel Discini de Campos
    118-131
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7435
  • Produção e circulação dos livros escolares de Thomaz Galhardo: a série graduada Na escola e no lar

    Lucilene Rezende Alcanfor
    104-117
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7432
  • O livro didático História do Brasil e a História a ser ensinada de Borges Hermida (1942-1971)

    Diogo dos Santos Brauna
    132-144
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7436
  • Manuais escolares, formação de professores e concepção clássica de modernidade: as “Noções de História da Educação” de Afrânio Peixoto no Brasil na década de 1930

    Bruna Aparecida Rodrigues Duarte, Décio Gatti Júnior
    145-166
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7437
  • O uso do livro didático na primeira cadeira de Geografia e História da Província de São Paulo

    Daniel Mendes Gomes
    167-177
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7438

Editorial

  • Editorial - Livros didáticos como fonte/objeto de pesquisa para a história da educação no Brasil e na Espanha

    Kênia Hilda Moreira, Kazumi Munakata
    2-5
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7424

Resenhas

  • Resenha

    Thalita Pavani Vargas de Castro
    220-223
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7442

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Furtado
    1
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7420

Artigos Demanda Contínua

  • Desigualdades no Estado do Rio Grande do Sul: análise de indicadores sociais e educacionais

    Evandro Ricardo Guindani, Yáscara Michele Neves Koga, Sandro Ben Hur Gonçalves do Nascimento
    178-186
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.15229
  • Saberes docentes: o que revelam os trabalhos publicados nos Anais da ANPED entre 2002-2013?

    Nayenne Helsan Santos, Camila Alberto Vicente de Oliveira
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440
  • “O futuro estava lá”: o surgimento do grupo escolar Antônio João Ribeiro de Itaporã na região de Dourados (1953-1970)

    Claudiani Rodelini, Maria do Carmo Brazil
    203-219
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7441