O livro didático <em>História do Brasil</em> e a História a ser ensinada de Borges Hermida (1942-1971)

Autores

  • Diogo dos Santos Brauna PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7436

Resumo

Este artigo investigou o livro didático intitulado História do Brasil, do autor Antônio José Borges Hermida, durante o período de 1942 a 1971. O objetivo central foi entender quais concepções de História e de ensino de História foram veiculadas pelo autor e sua obra. Uma das contribuições apresentadas foi o papel desempenhado pelas editoras na veiculação de padrões específicos de História ensinada. Para a análise do livro e da documentação editorial foram fundamentais os trabalhos de Chartier (1988), Munakata (1997) e Bittencourt (1993).

Downloads

Publicado

30/08/2017

Como Citar

Brauna, D. dos S. (2017). O livro didático <em>História do Brasil</em> e a História a ser ensinada de Borges Hermida (1942-1971). Educação E Fronteiras, 7(20), 132–144. https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7436