Inovação pedagógica na universidade

Autores

  • Adriana Campani Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Rejane Maria Gomes da Silva
  • Paulina Maria Mendes Parente

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9041

Palavras-chave:

Inovação pedagógica. Universidade. Currículo. Extensão universitária.

Resumo

O cenário contemporâneo vem provocando a emergência de novas atitudes, novos valores e outros saberes, que exigem, por sua vez, uma universidade capaz de refletir sobre a sua própria relação com o conhecimento. Acredita-se ser a Extensão Universitária o lócus privilegiado para promover essa reflexão. Nela podemos encontrar caminhos para a produção de um conhecimento inovador, intercultural e includente, abrindo-se para a construção de uma universidade mais aberta, ética, democrática, solidária e que possibilite a educação ser pensada de forma mais transgressora e autônoma. A emergência de uma formação universitária inovadora perpassada pela Extensão contribui para construção e socialização de conhecimentos significativos e em constante diálogo com os diversos setores da comunidade, possibilitando um currículo capaz de romper e reconhecer outras formas de produção de saberes, incorporar a dimensão sócio-histórica do conhecimento; buscar a gestão partilhada dos atos pedagógicos com ações reflexivas perante o conhecimento, compreender que o conhecimento com algo complexo e passível de reconfigurações e colocarem-se como mediadores includentes das relações socioafetivas como condição da aprendizagem. Compreende-se que a inovação pedagógica na universidade requer ruptura paradigmática, inovação curricular e fortalecimento da extensão universitária.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

CAMPANI, A.; SILVA, R. M. G. da; PARENTE, P. M. M. Inovação pedagógica na universidade. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 18–34, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9041. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9041. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR