Aspectos da formação de professoras de sala de recursos multifuncionais no município de Dourados

Autores

  • Morgana de Fátima Agostini Martins UFGD
  • Aline Maira Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hellen Cristiey Batista de Melo UFGD

Palavras-chave:

Formação de Professores. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivos conhecer e discutir alguns aspectos quanto à formação inicial e continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) do Município de Dourados- MS. Esta investigação integrou o Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional (ONEESP) sobre as SRMs nas escolas comuns. Serão apresentados dados obtidos por meio do formulário de caracterização preenchido pelos professores do município em questão. Discute-se essa formação ressaltando as dificuldades, anseios e necessidades dos profissionais em atuação no atendimento do público alvo da Educação Especial. Considera-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, como o modelo de serviço oferecido a toda a demanda da inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maira Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Referências

ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.40, p.116-129, 2009.

ÁVILA, C. F.; TACHIBANA, M.; VAISBERG, T. M. J. A. Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, v.18, n.39, p.155-164, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC/SEESP, 1996.

______. Edital n.º 1 de 26 de abril de 2007. Programa de implantação de salas de recursos multifuncionais. Brasília, 2007.

______. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, 2008a.

______. Decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília, 2008b.

CARNEIRO, R. U. B.; DALL’ACQUA, M. J. C.; ZANIOLO, J. O. Formação de

professores especializados e inclusão escolar: contribuições para o debate de uma experiência do Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP. In: Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, IV, 2014, São Paulo. Anais... .São Paulo: UFSCar/USP, 2014. p. 1-14.

DALL'ACQUA, M. J. C. Atuação de professores do ensino itinerante face à inclusão de crianças com baixa visão na educação infantil. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 115-122, 2007.

DE VITTA, F. C. F. A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.139, p.75-93, 2010.

DE VITTA, F. C. F.; SILVA, K. L. P.; MORAES, M. C. A. F. Conceito sobre a educação da criança deficiente, de acordo com professores de educação infantil da cidade de Bauru. Rev. Bras. de Ed. Especial, Marília, v.10, n.1, p. 43 -58, 2004.

DUK, C. (Org.) Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

GOMES, C.; BARBOSA, A. J. G. A inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 12, n. 1, p. 85-100, 2006.

KASSAR, M. C. M. Política de educação especial no Brasil: escolha de caminhos. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (ORG). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, politica e formação. Marília: ABPEE, 2012. p. 93-104.

MELO, H. C., B. A percepção das professoras de Salas de Recursos Multifuncionais do Município de Dourados-MS: atuação no Atendimento Educacional Especializado. 2014, p. 134. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

MENDES, E. G. Projeto do Observatório Nacional de Educação Especial – ONEESP, projeto nº 38/2010/CAPES/INEP.

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

NUNES, L. R. O. P. et al. Pesquisa em educação especial na pós-graduação. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

OLIVEIRA. A. A. S.. Inclusão Escolar e Formação de professores: o embate entre o geral e o específico. In: MENDES. E. G. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva Araraquara, SP: Junqueira& Marin, 2010.

SANT'ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005.

SOUSA, S. B. Inclusão e aprendizagem do aluno com deficiência mental: expectativas dos professores. 2008. 161f. Tese (Doutorado em Educação Especial)– Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

Downloads

Publicado

2016-03-24

Como Citar

MARTINS, Morgana de Fátima Agostini; SILVA, Aline Maira; DE MELO, Hellen Cristiey Batista. Aspectos da formação de professoras de sala de recursos multifuncionais no município de Dourados. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 96–108, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3781. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores