Aspectos da formação de professoras de sala de recursos multifuncionais no município de Dourados

Auteurs

  • Morgana de Fátima Agostini Martins UFGD
  • Aline Maira Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hellen Cristiey Batista de Melo UFGD

Mots-clés :

Formação de Professores. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.

Résumé

Este trabalho tem por objetivos conhecer e discutir alguns aspectos quanto à formação inicial e continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) do Município de Dourados- MS. Esta investigação integrou o Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional (ONEESP) sobre as SRMs nas escolas comuns. Serão apresentados dados obtidos por meio do formulário de caracterização preenchido pelos professores do município em questão. Discute-se essa formação ressaltando as dificuldades, anseios e necessidades dos profissionais em atuação no atendimento do público alvo da Educação Especial. Considera-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, como o modelo de serviço oferecido a toda a demanda da inclusão escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Aline Maira Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Références

ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.40, p.116-129, 2009.

ÁVILA, C. F.; TACHIBANA, M.; VAISBERG, T. M. J. A. Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, v.18, n.39, p.155-164, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC/SEESP, 1996.

______. Edital n.º 1 de 26 de abril de 2007. Programa de implantação de salas de recursos multifuncionais. Brasília, 2007.

______. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, 2008a.

______. Decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília, 2008b.

CARNEIRO, R. U. B.; DALL’ACQUA, M. J. C.; ZANIOLO, J. O. Formação de

professores especializados e inclusão escolar: contribuições para o debate de uma experiência do Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP. In: Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, IV, 2014, São Paulo. Anais... .São Paulo: UFSCar/USP, 2014. p. 1-14.

DALL'ACQUA, M. J. C. Atuação de professores do ensino itinerante face à inclusão de crianças com baixa visão na educação infantil. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 115-122, 2007.

DE VITTA, F. C. F. A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.139, p.75-93, 2010.

DE VITTA, F. C. F.; SILVA, K. L. P.; MORAES, M. C. A. F. Conceito sobre a educação da criança deficiente, de acordo com professores de educação infantil da cidade de Bauru. Rev. Bras. de Ed. Especial, Marília, v.10, n.1, p. 43 -58, 2004.

DUK, C. (Org.) Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

GOMES, C.; BARBOSA, A. J. G. A inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 12, n. 1, p. 85-100, 2006.

KASSAR, M. C. M. Política de educação especial no Brasil: escolha de caminhos. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (ORG). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, politica e formação. Marília: ABPEE, 2012. p. 93-104.

MELO, H. C., B. A percepção das professoras de Salas de Recursos Multifuncionais do Município de Dourados-MS: atuação no Atendimento Educacional Especializado. 2014, p. 134. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

MENDES, E. G. Projeto do Observatório Nacional de Educação Especial – ONEESP, projeto nº 38/2010/CAPES/INEP.

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

NUNES, L. R. O. P. et al. Pesquisa em educação especial na pós-graduação. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

OLIVEIRA. A. A. S.. Inclusão Escolar e Formação de professores: o embate entre o geral e o específico. In: MENDES. E. G. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva Araraquara, SP: Junqueira& Marin, 2010.

SANT'ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005.

SOUSA, S. B. Inclusão e aprendizagem do aluno com deficiência mental: expectativas dos professores. 2008. 161f. Tese (Doutorado em Educação Especial)– Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

Téléchargements

Publiée

2016-03-24

Comment citer

MARTINS, Morgana de Fátima Agostini; SILVA, Aline Maira; DE MELO, Hellen Cristiey Batista. Aspectos da formação de professoras de sala de recursos multifuncionais no município de Dourados. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 96–108, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3781. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores