Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e os planos de educação

Autores

  • Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho Universidade Federal do Maranhão
  • Andréa de Jesus Lemos Souza UFMA

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Formação de professores. Plano de Educação.

Resumo

Reflexão sobre políticas educacionais enfocando a formação de professores. Discute as diretrizes políticas preconizadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, as orientações internacionais, a legislação vigente e a Conferência Nacional de Educação. Destaca a formação para a educação especial prescrita nos documentos citados. Registra breve histórico da educação especial/inclusiva maranhense e ludovicense. Indica as repercussões das políticas educacionais no atendimento ao público-alvo da educação especial no Maranhão e em São Luís. Caracteriza a formação de professores no Maranhão, em geral, e no município de São Luís, em particular. Analisa os planos de educação – nacional, do estado do Maranhão e do município de São Luís-MA e suas implicações para uma educação pública para TODOS, inclusive os que apresentam deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

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Biografia do Autor

Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora na área de educação especial, especificamente em políticas educacionais.

 

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Publicado

2016-03-24

Como Citar

DE CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa; SOUZA, Andréa de Jesus Lemos. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e os planos de educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 73–83, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3773. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores