Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e os planos de educação

Autores

  • Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho Universidade Federal do Maranhão
  • Andréa de Jesus Lemos Souza UFMA

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Formação de professores. Plano de Educação.

Resumo

Reflexão sobre políticas educacionais enfocando a formação de professores. Discute as diretrizes políticas preconizadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, as orientações internacionais, a legislação vigente e a Conferência Nacional de Educação. Destaca a formação para a educação especial prescrita nos documentos citados. Registra breve histórico da educação especial/inclusiva maranhense e ludovicense. Indica as repercussões das políticas educacionais no atendimento ao público-alvo da educação especial no Maranhão e em São Luís. Caracteriza a formação de professores no Maranhão, em geral, e no município de São Luís, em particular. Analisa os planos de educação – nacional, do estado do Maranhão e do município de São Luís-MA e suas implicações para uma educação pública para TODOS, inclusive os que apresentam deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora na área de educação especial, especificamente em políticas educacionais.

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: . Acesso em 07 jan. 2010.

______. Lei n.°13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1-7.

CARVALHO, M. B. W. B. de. Legislação específica da educação especial: suas possibilidades na inclusão escolar. In: CARVALHO, M. B. W. B. de; COSTA, V. A. da.; MIRANDA, T. G. (Org.). Educação básica, educação superior e inclusão escolar: pesquisas, experiências e reflexões. Niterói: Intertexto, 2012. p. 35-48.

CARVALHO, M. B. W. B. de; MELO, H. A. Formação de professores das salas de recursos multifuncionais – SRM e Educação Inclusiva. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 4, 2004, São Paulo. Anais.... São Paulo:Observatório Nacional de Educação Especial 2004.

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

CUNHA, A.M. S. et al. Formação de professores de salas de recursos multifuncionais na rede de ensino municipal de São Luís – MA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/CBEE, 5/ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL,7, São Carlos, 2012. Anais... / Resumos.... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos 2012, p. 5306-5314 .

LAPLANE, A. L. F.; PRIETO, R. G. Inclusão, diversidade e igualdade na CONAE 2010: perspectivas para o novo plano nacional de educação. Educação Sociedade. v.31, n. 112, p. 919-938. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 17 dez. 2014

MARANHÃO. Plano Estadual de Educação: versão preliminar, 2013. Disponível em:

http://www.educacao.ma.gov.br/Documentos/PLANO%20ESTADUAL%20REVISADA.pdf Acesso em: 19 mar. 2014.

SÃO LUÍS. Plano Municipal de Educação de São Luís – 2014/2023: Versão preliminar. Disponível em: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/PME%20-%20versao%20preliminar.pdf Acesso em 05 mai. 2014.

Downloads

Publicado

2016-03-24

Como Citar

DE CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa; SOUZA, Andréa de Jesus Lemos. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e os planos de educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 73–83, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3773. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores