Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e os planos de educação
Mots-clés :
Políticas educacionais. Formação de professores. Plano de Educação.Résumé
Reflexão sobre políticas educacionais enfocando a formação de professores. Discute as diretrizes políticas preconizadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, as orientações internacionais, a legislação vigente e a Conferência Nacional de Educação. Destaca a formação para a educação especial prescrita nos documentos citados. Registra breve histórico da educação especial/inclusiva maranhense e ludovicense. Indica as repercussões das políticas educacionais no atendimento ao público-alvo da educação especial no Maranhão e em São Luís. Caracteriza a formação de professores no Maranhão, em geral, e no município de São Luís, em particular. Analisa os planos de educação – nacional, do estado do Maranhão e do município de São Luís-MA e suas implicações para uma educação pública para TODOS, inclusive os que apresentam deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: . Acesso em 07 jan. 2010.
______. Lei n.°13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1-7.
CARVALHO, M. B. W. B. de. Legislação específica da educação especial: suas possibilidades na inclusão escolar. In: CARVALHO, M. B. W. B. de; COSTA, V. A. da.; MIRANDA, T. G. (Org.). Educação básica, educação superior e inclusão escolar: pesquisas, experiências e reflexões. Niterói: Intertexto, 2012. p. 35-48.
CARVALHO, M. B. W. B. de; MELO, H. A. Formação de professores das salas de recursos multifuncionais – SRM e Educação Inclusiva. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 4, 2004, São Paulo. Anais.... São Paulo:Observatório Nacional de Educação Especial 2004.
CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
CUNHA, A.M. S. et al. Formação de professores de salas de recursos multifuncionais na rede de ensino municipal de São Luís – MA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/CBEE, 5/ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL,7, São Carlos, 2012. Anais... / Resumos.... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos 2012, p. 5306-5314 .
LAPLANE, A. L. F.; PRIETO, R. G. Inclusão, diversidade e igualdade na CONAE 2010: perspectivas para o novo plano nacional de educação. Educação Sociedade. v.31, n. 112, p. 919-938. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 17 dez. 2014
MARANHÃO. Plano Estadual de Educação: versão preliminar, 2013. Disponível em:
http://www.educacao.ma.gov.br/Documentos/PLANO%20ESTADUAL%20REVISADA.pdf Acesso em: 19 mar. 2014.
SÃO LUÍS. Plano Municipal de Educação de São Luís – 2014/2023: Versão preliminar. Disponível em: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/PME%20-%20versao%20preliminar.pdf Acesso em 05 mai. 2014.