Método fônico e as contribuições para a alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18127

Palavras-chave:

Método Fônico, Alfabetização, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho teve como cenário de análise e verificações as contribuições do método fônico que baseia seu processo de ensino-aprendizagem da alfabetização pautadas nos princípios do método de Maria Montessori, Capovilla e Soares, este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem bibliografica e de campo. Apresentando inicialmente o processo de construção da metodologia do método fônico, chegando ao encontro da organização do ensino analisado, no qual foi possível pontuar as contribuições do método fônico, com o enfoque no processo de alfabetização. Este artigo tem como principal objetivo identificar quais são as contribuições do método fônico no processo de alfabetização. A intencionalidade dessa concepção pedagógica passa essencialmente pelo caminho de uma prática educacional voltada à autonomia e ao progresso individual do aluno, proporcionando espaço e tempo para tal.

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Biografia do Autor

Thalia Ferreira Martins, UNIGRAN

Unigran

Inês Velter Marques, UNIGRAN

Docente da UNIGRAN

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Publicado

2024-03-08 — Atualizado em 2024-04-09

Versões

Como Citar

Martins, T. F., & Marques, I. V. (2024). Método fônico e as contribuições para a alfabetização. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 82–92. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18127 (Original work published 8º de março de 2024)