Projetos Pedagógicos na Educação Infantil mediados por tecnologia digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17705

Palavras-chave:

Educação, Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo questiona: como as ferramentas tecnológicas digitais podem promover o trabalho colaborativo entre os professores da primeira infância, de forma a contribuir para a elaboração e acompanhamento dos projetospedagógicos na educação infantil. Acredita-se que a escola é o lugar que devepropiciar formação dos profissionais da educação e que o uso de tecnologiasdentro do campo educacional pode gerar a reflexão sobre a prática e dá lugar aprofessores que criam suas propostas de forma conjunta. Esta pesquisa foi ancorada em uma metodologia pautada em um viés qualitativo de pesquisa-ação, de forma que os docentes puderam participar da adequação do estudo ao contexto escolar, juntamente com experimentos. Foi criado um ambiente virtual deuso coletivo para o planejamento pedagógico, utilizando o Teams, que é umsoftware gratuito desenvolvido pela Microsoft. Sua adequação e configuraçãoproporcionaram aos educadores um contexto colaborativo e um olhar de reflexão sobre seus fazeres profissionais no cotidiano em relação aos projetos pedagógicos com o uso dasferramentas digitais. Os resultados indicaram que a utilização do software dentro do cotidiano escolar foi eficaz para promover a trocadialógica entre os professores e contribuiu para acompanhar e gerenciar osprojetos pedagógicos na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, UFRJ

Professor da UFRJ

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Carvalho, P. . V. R. de. (2023). Projetos Pedagógicos na Educação Infantil mediados por tecnologia digital. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 160–172. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17705

Edição

Seção

Artigos