Projetos Pedagógicos na Educação Infantil mediados por tecnologia digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17705

Keywords:

Educação, Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, Tecnologias digitais

Abstract

Este artigo questiona: como as ferramentas tecnológicas digitais podem promover o trabalho colaborativo entre os professores da primeira infância, de forma a contribuir para a elaboração e acompanhamento dos projetos
pedagógicos na educação infantil. Acredita-se que a escola é o lugar que deve
propiciar formação dos profissionais da educação e que o uso de tecnologias
dentro do campo educacional pode gerar a reflexão sobre a prática e dá lugar a
professores que criam suas propostas de forma conjunta. Esta pesquisa foi ancorada em uma metodologia pautada em um viés qualitativo de pesquisa-ação,
de forma que os docentes puderam participar da adequação do estudo ao contexto escolar, juntamente com experimentos. Foi criado um ambiente virtual de
uso coletivo para o planejamento pedagógico, utilizando o Teams, que é um
software gratuito desenvolvido pela Microsoft. Sua adequação e configuraçãoproporcionaram aos educadores um contexto colaborativo e um olhar de reflexão sobre seus fazeres profissionais no cotidiano em relação aos projetos pedagógicos com o uso dasferramentas digitais. Os resultados indicaram que a utilização do software dentro do cotidiano escolar foi eficaz para promover a troca
dialógica entre os professores e contribuiu para acompanhar e gerenciar os
projetos pedagógicos na educação infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, UFRJ

Professor da UFRJ

Published

2023-11-17

How to Cite

Carvalho, P. . V. R. de. (2023). Projetos Pedagógicos na Educação Infantil mediados por tecnologia digital. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 160–172. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17705

Issue

Section

Artigos