O pensamento computacional sob a luz do pensamento complexo-pensamos, logo existimos

Autores

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Aprendizagem em Projetos, Linguagem de Programação Scratch

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de um projeto de aplicação prática, o qual se fundamenta na Aprendizagem em Projetos, desenvolvido com alunos do curso do ensino médio, tendo como objetivo a realização de atividades em grupos de alunos, para desenvolver a resolução de um problema a ser solucionado em sequências didáticas desenvolvidas com a produção de jogos
ou animações digitais, usando a linguagem de programação Scratch, baseados nos inventos produzidos pela humanidade ao longo da história, em diálogo com a Base Nacional Curricular Comum e a Lei nº 13.415 da reforma do ensino médio. A abordagem metodológica da aprendizagem ativa centrada no aluno realizada na modalidade do ensino híbrido, em atividades do laboratório rotacional e aulas invertidas. Tendo suas principais fundamentações teóricas: a Teoria da Aprendizagem Significativa em diálogo com o Pensamento Computacional e a Aprendizagem Criativa

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Publicado

09/06/2022

Como Citar

Marisa Soares, Daiane Carvalho da Silva, & Carolina Akemy Simabukuro Teixeira. (2022). O pensamento computacional sob a luz do pensamento complexo-pensamos, logo existimos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 14–27. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/16050

Edição

Seção

Artigos