PIBID e PRP: reflexões sobre panoramas da formação inicial e continuada na UFGD

Ednei Nunes de Oliveira, Marco Antonio Rodrigues Paulo

Resumo


O presente artigo propõe uma discussão sobre a implantação e consolidação dos programas de formação inicial e continuada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O foco é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) que foram estabelecidos no âmbito dessa universidade. Como pano de fundo, recupera- se a descrição de um curso de Formação de Preceptores do PRP, realizado nessa IES por meio de ferramentas interativas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O contato do licenciando com a realidade da escola básica pode ser considerado um dos momentos mais importantes para aquele estudante que pretende se tornar professor, por isso esses programas buscam aproximar o mundo acadêmico da realidade prática vivenciada nas escolas básicas.

Palavras-chave


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Programa Residência Pedagógica (PRP). Formação de Professores.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.13161

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