PIBID e PRP: reflexões sobre panoramas da formação inicial e continuada na UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.13161Keywords:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Programa Residência Pedagógica (PRP). Formação de Professores.Abstract
O presente artigo propõe uma discussão sobre a implantação e consolidação dos programas de formação inicial e continuada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O foco é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) que foram estabelecidos no âmbito dessa universidade. Como pano de fundo, recupera- se a descrição de um curso de Formação de Preceptores do PRP, realizado nessa IES por meio de ferramentas interativas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O contato do licenciando com a realidade da escola básica pode ser considerado um dos momentos mais importantes para aquele estudante que pretende se tornar professor, por isso esses programas buscam aproximar o mundo acadêmico da realidade prática vivenciada nas escolas básicas.Downloads
References
CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/ educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em 05 Mai 2018.
MOURA, N. S. P.; ARANDA, M. A. M.; SANGALLI, A.; BISCARO, A. F. V. PIBID na UFGD: reflexões acerca da gestão (2014-2018). Vol. 2. Jundiaí, SP : Paco Editorial, 2018.
OLIVEIRA, E. N. Iniciação à docência na licenciatura em Computação na modalidade EaD. In. MOURA, N. S. P.; ARANDA, M. A. M.; SANGALLI, A.; BISCARO, A. F. V. PIBID na UFGD: reflexões acerca da gestão (2014-2018). Vol. 1. Jundiaí, SP : Paco Editorial, 2018.
OLIVEIRA, E. N. & PAULO, M. A. R. Formação de professores à distância: uma experiência realizada com estudantes pibidianos da EAD/UFGD. In. Anais do IV Seminário Formação Docente: intersecção entre universidade e escola. Dourados, MS : UEMS. 2019. PRP/UFGD. Curso de Formação de Preceptores do Programa de Residência Pedagógica – PRP. Arquivo PDF. Dourados, MS, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.