A oferta de Educação a Distância no ensino superior em um município da região oeste de Santa Catarina: desvelando oportunidades

Adriana Gustavo Cardoso

Resumo


A educação vai se desenvolvendo através de situações presenciadas e de experiências vividas por cada indivíduo ao longo de sua vida. Assistimos cada vez mais a uma intensa transformação do mundo em questões de sociedade, de economia, de políticas públicas, de relações internacionais, e com a educação, seja formal ou não, não poderia ser diferente. Este estudo pretendeu mapear a oferta da Educação a Distância (EAD) no ensino superior oferecida no município de Chapecó-SC, como pesquisa final de conclusão de curso de especialização, visando identificar as possibilidades e os significados que esta inserção da modalidade EAD no município caracterizou como oportunidade aos estudantes. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e busca na internet sobre as instituições que ofertam EAD em nível de graduação.


Palavras-chave


Ensino Superior. Educação a distância. Município do Oeste de Santa Catarina-SC.

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO. Katia Morosov. A expansão do ensino superior do ensino em EAD: dinâmicas e lugares. Educação e Sociedade: Campinas, v. 31, n. 113, out.-dez. 2010. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/es/v31n113/14.pdf.>. Acesso em 17 jun 2012.

COSTA, Maria Luisa Furlan (Org.). Educação à distância no Brasil. Maringá: EDUEM, 2013.

BELLONI, Maria Luisa. Educação à distância. Campinas,SP: Autores Associados, 2008.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

DEMO, Pedro. Educação e desenvolvimento: mito e realidade de uma relação possível e fantasiosa. Campinas (SP): Papirus, 1999.

FUGITA. Camila. Chapecó: estrutura e dinâmica de uma cidade média no oeste catarinense. Revista Geo UERJ - Ano 15, nº. 24, v. 1, 1º semestre de 2013 p. 312-338. Disponível em:

www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/6918/5032. Acesso em 14 mai 2019.

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Chapecó. Disponível em: http://www.sc.gov.br/conteudo/governo/regionais/chapeco.html. Acesso em: 16/05/2012.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e à distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas,SP: Papirus, 2013.

PETERS, Otto. Didática do ensino à distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003.

PRETI, Oreste. Educação a Distância: início e indícios de um percurso. In. PRETI, Oreste (org.). Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Cuiabá: NAED/IE – UFMT, 1996.

PRETI, Oreste (org.). Educação à distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

PRETI, Oreste.Educação à distância: ressignificando práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.




DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.11562

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.