Reflexão sobre o uso de recursos didáticos digitais no curso de Licenciatura em Matemática a distância

Autores

  • Isaías Pessoa da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10776

Palavras-chave:

Recursos didáticos digitais. Educação a Distância. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado e tem como principal objetivo apresentar uma reflexão sobre o uso de recursos didáticos digitais no Curso de Matemática na modalidade EaD da UFPB. Para dar conta do nosso objetivo e dos questionamentos da pesquisa, recorremos ao apoio teórico de autores sobre o tema, como Peters (2004), Litto e Formiga (2012), Pais (2000), Corrêa (2007), Moita (2007), Barros (2011), dentre outros. A pesquisa teve um caráter descritivo e exploratório e foi realizada com onze alunos de ambos os sexos na faixa etária de 25 a 49 anos. Utilizamos como instrumentos de pesquisa uma entrevista semiestruturada (questionário e entrevista online, no Google docs). Depois de analisar o perfil dos alunos, questionamos sobre as principais dificuldades enfrentadas por eles no Curso. Em seguida, indagamos sobre o uso dos recursos didáticos digitais desenvolvidos para essa modalidade, tendo em vista a heterogeneidade dos alunos. De acordo com os resultados apresentados, concluímos que as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos na modalidade EAD é, principalmente, a infraestrutura, que não estava adequada para a modalidade de ensino, bem como os recursos didáticos disponibilizados e o acesso à internet. Esses resultados apontam para a necessidade de diversificar os recursos didáticos que possam atender à heterogeneidade dos alunos nesses cursos, dando ênfase às TDIC, a fim de proporcionar uma educação sem distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaías Pessoa da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Possui graduação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professor - E.M.E.F. JOÃO NEPOMUCENO DE OLIVEIRA ( SERRA DA RAIZ - PB) e da E. M. F. JOÃO SILVANO (DUAS ESTRADAS - PB), é também Mestre em Ensino de Ciências e Matemática na UEPB - Campina Grande, na área de concentração de Educação Matemática com a linha de pesquisa de Tecnologias de Informação, Comunicação e Cultura Científica.

 

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, Mestra em Educação e doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista CAPES fez doutorado sandwich na Universidade de Lisboa. Professora Dra. Associada D com agregação da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

ALVES, R. M.; ZAMBALDE, A. L.; FIGUEIREDO, C. X. Ensino a Distância. Lavras. UFLA/FAEPE. 2004. 86p.

BARRETO, C. C. et al. Elaboração de material didático impresso para educação a distância. Rio de Janeiro: Tereza Queiroz, 2007.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção Educação Contemporânea).

BIBEAU, R. Des contenusnumériquespourI’éducation. Montréal: Directiondesressourcesdidactiques, 2003.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, Portugal, 1994.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 08 de jun. 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília: Diário Oficial da União de 09 de jun. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 23 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Referência de qualidade para Educação a Distância. SEED: Brasília, 2007.

CORRÊA, J. Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FARIAS, S. A. D. Uma análise da produção didática da matemática a distância: o caso da UFPB. Dissertação de Mestrado - João Pessoa, 2009. 259f.

FEIXA, C. Generación @. La juventud em la era digital. Santafé de Bogotá, Nómadas, v. 13, 2000, p. 76-91.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte, 2. ed. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2012, v. 2.

MOITA, F.; SILVA E.; SOUSA R. Jogos eletrônicos: construindo novas trilhas. Campina Grande. EDUEPB, 2007.

MOITA, F. M.G. S. C.; VERASZTO E. V.; CANUTO É. C. A. Jogos eletrônicos e estilos de aprendizagem: uma relação possível - breve análise do perfil de alunos do ensino médio. BARROS, D. M. V. (org.). Estilos de aprendizagem na atualidade – volume 1. Lisboa: [s.n.], 2011. p. 149-161.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e educação. São Paulo, v.1, n.2, p. 27-35, Jan./abr. 1995.

PAIS, L. C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. Disponível em: www.anped.org.br/23/textos/19/1919t.pdf. Acesso em: 17/06/2012.

PETERS, O. A educação a distância em transição. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2004.

PRETI, O (Org.) Educação a distância: construindo significados. Brasília: Ed. Plano, 2000, 268 p.

SARTORI, A. S. Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Ed.: Unisul, 2005.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

VEIT, E.A. Modelagem no ensino de Ciências e os parâmetros curriculares. Disponível em:http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/publica.html. Acesso em 10/06/12.

VIEIRA,F. Avaliação de software educativo. Disponível em: http://

www.edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmagali2.html. Acesso em 15/06/12.

Downloads

Publicado

2019-12-14

Como Citar

Silva, I. P. da, & Moita, F. M. G. da S. C. (2019). Reflexão sobre o uso de recursos didáticos digitais no curso de Licenciatura em Matemática a distância. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 16–27. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10776

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)