Reflexão sobre o uso de recursos didáticos digitais no curso de Licenciatura em Matemática a distância

Autores/as

  • Isaías Pessoa da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10776

Palabras clave:

Recursos didáticos digitais. Educação a Distância. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado e tem como principal objetivo apresentar uma reflexão sobre o uso de recursos didáticos digitais no Curso de Matemática na modalidade EaD da UFPB. Para dar conta do nosso objetivo e dos questionamentos da pesquisa, recorremos ao apoio teórico de autores sobre o tema, como Peters (2004), Litto e Formiga (2012), Pais (2000), Corrêa (2007), Moita (2007), Barros (2011), dentre outros. A pesquisa teve um caráter descritivo e exploratório e foi realizada com onze alunos de ambos os sexos na faixa etária de 25 a 49 anos. Utilizamos como instrumentos de pesquisa uma entrevista semiestruturada (questionário e entrevista online, no Google docs). Depois de analisar o perfil dos alunos, questionamos sobre as principais dificuldades enfrentadas por eles no Curso. Em seguida, indagamos sobre o uso dos recursos didáticos digitais desenvolvidos para essa modalidade, tendo em vista a heterogeneidade dos alunos. De acordo com os resultados apresentados, concluímos que as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos na modalidade EAD é, principalmente, a infraestrutura, que não estava adequada para a modalidade de ensino, bem como os recursos didáticos disponibilizados e o acesso à internet. Esses resultados apontam para a necessidade de diversificar os recursos didáticos que possam atender à heterogeneidade dos alunos nesses cursos, dando ênfase às TDIC, a fim de proporcionar uma educação sem distância.

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Biografía del autor/a

Isaías Pessoa da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Possui graduação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professor - E.M.E.F. JOÃO NEPOMUCENO DE OLIVEIRA ( SERRA DA RAIZ - PB) e da E. M. F. JOÃO SILVANO (DUAS ESTRADAS - PB), é também Mestre em Ensino de Ciências e Matemática na UEPB - Campina Grande, na área de concentração de Educação Matemática com a linha de pesquisa de Tecnologias de Informação, Comunicação e Cultura Científica.

 

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, Mestra em Educação e doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista CAPES fez doutorado sandwich na Universidade de Lisboa. Professora Dra. Associada D com agregação da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

2019-12-14

Cómo citar

Silva, I. P. da, & Moita, F. M. G. da S. C. (2019). Reflexão sobre o uso de recursos didáticos digitais no curso de Licenciatura em Matemática a distância. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 16–27. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10776

Número

Sección

Artigos