TIC na educação: obstáculos na prática pedagógica de docentes do Colégio Estadual Wilson Jofre, de Cascavel-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10025

Palavras-chave:

TIC. Educação. Professores. Alunos. Obstáculos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar os obstáculos enfrentados pelos professores do colégio estadual Wilson Jofre de Cascavel-PR, perante o uso das TIC na prática pedagógica. As mudanças sociais e tecnológicas são fatores que contribuíram para a mudança do perfil da nova geração de adolescentes, vinculados às tecnologias. Dessa forma, são fatores que exigem do professor novas práticas de ensino, para que os alunos se sintam inseridos no contexto escolar. Além disso, as tecnologias são ferramentas importantes para a qualidade da metodologia do professor, pois possibilitam a contextualização do conteúdo trabalhado, agilidade, pesquisa e informação. Além disso, as TIC também contribuem para a aprendizagem dos alunos, pois são ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento por meio de simulações e interações em softwares específicos. Assim, não se deve ignorar a importância e função das tecnologias na sociedade, bem como a potencialidade que elas possibilitam a prática pedagógica do professor. Apesar disso, vários docentes têm ignorado as tecnologias e prorrogado seu uso em sala de aula, devido a diversos fatores relacionados à falta de conhecimento, capacitação e até mesmo aos recursos limitados disponíveis nas escolas. Portanto, para identificar os obstáculos enfrentados pelos professores perante o uso das TIC será desenvolvido uma entrevista com cinco professores e observação das aulas, em busca de compreender a realidade do contexto escolar e o conhecimento tecnológico dos professores, para que seja possível buscar as possíveis soluções para os problemas, consequentemente, os docentes poderem fazer uso das TIC no contexto escolar de forma satisfatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Crepaldi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Possui graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2014). Pós-graduação em Educação e Formação Empreendedora, pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2016), pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, pela Faculdade São Braz (2017) e pós-graduação em Mídias na Educação, pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2018). Mestrando, pelo programa de pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2019-2021). Atua na área da Comunicação, com ênfase em direção de arte, marketing digital, fotografia e produção e edição de áudio e vídeo. Trabalhou como Analista de Marketing na empresa Scherer - Indústria de Implementos agrícolas, foi responsável pela criação de campanhas publicitárias, comunicação institucional e ações de marketing das marcas: Scherer Indústria, Agrostore, Soja Agrupado e Anita Glanz. Atua como professor do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo, modalidade subsequente, do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, de Cascavel-PR e, também, professor presencial (bolsista-Pronatec) do curso Técnico em Vendas, modalidade subsequente, do Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus Cascavel-PR.

Referências

ALTOÉ, A.; FUGIMOTO, S. M. A. Computador na educação e os desafios educacionais. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de Outubro de 2009.

BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino de química. In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANANENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 1., 4., 9. Foz do Iguaçu. Anais... Centro Reichiano. 2004.

COSTA, M. C. C. Educomunicador é preciso. Disponível em:

http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/7.pdf Acesso em: 02 de fev. de 2016.

COSTA, M. C. C. Educação e comunicação: textos, imagens e redes. Comunicação & educação. N. 2 Jul/Dez 2012.

COUTINHO, C.; LISBÔA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação. V. XVIII, nº 1, 2011.

FERREIRA, S.; MARTINS, A. P. L. O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. EDUSER: revista de educação. V. 1, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MIRANDA, G. L. Limites e possibilidades das TIC na educação. SISIFO – Revista de Ciências da Educação. N. 03, mai/ago 2007.

MORAIS, G. M. S. Novas tecnologias no contexto escolar. Comunicação & Educação. São Paulo, 15 a 21, maio/ago. 2000.

MOREIRA, A. P.; LOUREIRO, J.; MARQUES, L. Percepções de professores e gestores de escolas relativas aos obstáculos à integração das TIC no ensino das ciências. Enseñanza de Las Ciencias, 2005.

PONTE, J. P.. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Que desafios? IN: Revista Iberoamericana de educación. Nº 24, p. 63-90, 2000.

QUARTIERO. E. M. As tecnologias da informação e comunicação e a educação. Revista Brasileira de Informática na Educação. N° 4, 1999.

SILVA, E. D. da C. Educomunicação: um campo essencial na construção de uma nova sociedade. REVASF. V. 1, nº 1, Junho, 2010.

SILVA, E. D. da C. Educomunicação: um campo essencial na construção de uma nova sociedade. REVASF. V. 1, nº 1, Junho, 2010.

SIMÕES. I. de A. G. A Sociedade em Rede e a Cibercultura - dialogando com o pensamento de Maniel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de Comunicação. Revista Eletrônica Temática. Ano V, n. 05, Maio, 2009.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. Disponível em: http://ffalm.br/gied/site/artigos/diferentesusoscomputador.pdf. Acesso em: 04 mar. 2016.

XAVIER. A tecnologia no despertar do interesse pelo aprendizado: uma visão interacionista. Disponível em: http://aspafrente26.blogspot.com.br/2011/02/tecnologia-no-despertar-do-interesse.html. Acesso em: 12 mai. de 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-14

Como Citar

Crepaldi, A. (2019). TIC na educação: obstáculos na prática pedagógica de docentes do Colégio Estadual Wilson Jofre, de Cascavel-PR. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 52–72. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10025

Edição

Seção

Artigos