Breve análise do léxico encontrado em relatos e contos nas narrativas Ava, Izoceño e Simba Guarani falada na Bolívia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i39.14901

Palavras-chave:

Construção lexical, Léxico guarani, Identidade cultural guarani, Universidade indígena.

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado focada no estudo da produção escrita em guarani em contexto de fala castelhana na Universidade Indígena UNIBOL – Bolívia. Este estudo tem como objetivo analisar o léxico guarani utilizado em narrativas escritas em castelhano. Através de uma análise semântico lexical, procura-se focalizar nos possíveis critérios pelos quais aparecem certas construções lexicais em guarani em narrativas que predominantemente estão escritas em castelhano, assim como também quais podem ser seus possíveis significados. Este trabalho focaliza a questão de como os sujeitos constroem sua identidade históricocultural e linguística por meio do discurso e práticas sociodiscursivas e da seleção de seu repertorio lexical. A sustentação teórica de estudo está centrada em discussões sobre conceitos de léxico (BIDERMAN, 2001), (POLGUÊRE, 2018), palavra e tipos de palavra (ISQUERDO e OLIVEIRA, 1998), e sua relação com a cultura e identidade dos falantes (MATORÉ, 1953), (SAPIR, 1969), (SEABRA, 2015) entre outros estudiosos. Metodologicamente se procedeu a coleta do corpus por meio de um recorte dos léxicos em guarani, compilados em um glossário e posterior categorização, tomou-se como critério de seleção a frequência e o tipo de ocorrência do léxico. Os resultados indicam que a escolha do léxico reflete, na maioria das vezes, o caráter subjetivo do falante e pela seleção e manifestação do léxico as pessoas podem construir e reconstruir sua identidade linguística assim como também cultural.

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Biografia do Autor

Liliana Paredes Paredes Moreno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui mestrado em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil); Possui graduação em Lingüística Aplicada en la Enseñanza de Lenguas. - UNIVERSIDAD MAYOR DE SAN SIMON/Bolivia (2005), com investigação sobre o uso da língua Guarani no processo de formação de professores indígenas. Possui especialização em Educação Universitária pela Universidade Mayor de San Simon / Bolívia (2015), com investigação sobre Metodologia de Ensino e Aprendizagem do Inglês com base na realidade sociocultural e pedagógica de estudantes indígenas quéchuas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino de línguas: inglês, espanhol e expressão oral e escrita na Universidade Franz Tamayo (2010-2011), na Universidade Técnica Privada Cosmos, UNITEPC (2015), experiência com ensino de língua espanhola para estudantes brasileiros em Cochabamba-Bolívia. E na Universidade Central, UNICEN (2016-2017) experiência com ensino de língua inglesa em Cochabamba-Bolivia. Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ Formação de Professores de Línguas para contextos multiculturais e de fronteiras. Aluna de doutorado em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil).

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Publicado

21.12.2021

Como Citar

Paredes Moreno, L. P., & Ferreira, R. V. (2021). Breve análise do léxico encontrado em relatos e contos nas narrativas Ava, Izoceño e Simba Guarani falada na Bolívia. Raído, 15(39), 66–79. https://doi.org/10.30612/raido.v15i39.14901

Edição

Seção

Estudos do léxico de língua minoritárias