v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada

					Visualizar v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada

Organizadores

Edilaine Buin – UFGD/CNPq

Tânia Guedes Magalhães – UFJF

Wagner Rodrigues Silva – UFT/CNPq

 

Sob o olhar de Linguistas Aplicados, a coletânea foi proposta para reunir (a) pesquisas sobre ensino de português como língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental e (b) experiências educativas enfrentadas por Linguistas Aplicados na formação de professoras de Língua Portuguesa em Licenciaturas em Pedagogia, realçando-se desafios atrelados ao atual contexto social, ao currículo do referido curso, ao perfil das acadêmicas e ao trabalho/convívio com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, considerando-se a predominância de profissionais graduados em Educação/Pedagogia. A proposta da coletânea se justifica pela escassez de publicações sobre o ensino de português como língua materna para o Ensino Fundamental I, bem como sobre a formação de professoras de Língua Portuguesa nas Licenciaturas em Pedagogia, caracterizadas como cursos generalistas e com alguma fragilidade no trabalho com objetos de ensino específicos, atrelados aos componentes curriculares da escola básica.

Publicado: 30.09.2022

Apresentação

  • Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada

    Edilaine Buin, Tânia Guedes Magalhães, Wagner Rodrigues Silva
    7-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16371

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA

  • Aquisição da escrita organizada no gênero: a adivinha na dinâmica da atividade de linguagem

    Rosa Maria Manzoni, Luciana Apolonio Rodrigues
    11-44
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16374
  • Usos do texto numa turma de alfabetização contribuições de um estudo etnográfico para a compreensão das práticas de leitura

    Ana Caroline de Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
    45-71
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16375
  • Construção de uma "bichopédia" nos anos iniciais do Ensino Fundamental Articulando língua portuguesa e ciências

    Anna Carolina Santos Reis Dalamura, Tânia Guedes Magalhães
    72-99
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16376
  • Formação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesa

    Wagner Rodrigues Silva, Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Valdirene Ferreira
    100-134
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16378
  • Aulas virtuais, universidades vazias e as práticas de linguagem dos estudantes de pedagogia

    Mario Ribeiro Morais
    135-160
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16379
  • O (não) lugar da alfabetizadora em proposições pedagógico-curriculares de língua portuguesa para o ensino fundamental

    Emerson de Pietri
    161-189
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16380
  • Contribuições da Linguística Aplicada para a formação do (psico)pedagogo

    Edilaine Buin, Mirella de Oliveira Freitas
    190-217
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16383
  • ‘O poder da sala de aula’ - produções discursivas no contexto da formação inicial de professores para o Ensino Fundamental I

    Ana Lúcia Guedes-Pinto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
    218-237
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16384
  • Dimensões do trabalho de uma docente do ensino superior

    Andreia Rezende Garcia-Reis, Míriam Fernanda Costa
    238-263
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16385
  • Os efeitos da formação inicial na planificação de sequências didáticas por graduandos em pedagogia

    Maria de Fátima Alves da Costa, Fabiana Ramos
    264-291
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16387
  • Instrumentos para o trabalho docente a produção de sds no curso de pedagogia

    Luzia Bueno , Juliana Bacan Zani , Ana Elisa Jacob
    292-321
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16388
  • Elaboração de materiais didáticos alternativos para o ensino de gêneros uma experiência de formação de professores de português no curso de licenciatura em pedagogia

    Elaine Cristina Nascimento da Silva , Leila Nascimento da Silva , Gustavo Lima
    322-350
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16389
  • Participação docente na formação continuada colaborativa o trabalho com os gêneros discursivos nos anos iniciais

    Terezinha Costa Hubes, Leliane Regina Ortega
    351-383
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16391