v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada

					Visualizar v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada

Organizadores

Edilaine Buin – UFGD/CNPq

Tânia Guedes Magalhães – UFJF

Wagner Rodrigues Silva – UFT/CNPq

 

Sob o olhar de Linguistas Aplicados, a coletânea foi proposta para reunir (a) pesquisas sobre ensino de português como língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental e (b) experiências educativas enfrentadas por Linguistas Aplicados na formação de professoras de Língua Portuguesa em Licenciaturas em Pedagogia, realçando-se desafios atrelados ao atual contexto social, ao currículo do referido curso, ao perfil das acadêmicas e ao trabalho/convívio com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, considerando-se a predominância de profissionais graduados em Educação/Pedagogia. A proposta da coletânea se justifica pela escassez de publicações sobre o ensino de português como língua materna para o Ensino Fundamental I, bem como sobre a formação de professoras de Língua Portuguesa nas Licenciaturas em Pedagogia, caracterizadas como cursos generalistas e com alguma fragilidade no trabalho com objetos de ensino específicos, atrelados aos componentes curriculares da escola básica.

Publicado: 2022-09-30

Apresentação

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA