Miradas situadas sobre translenguaje en una escuela en la frontera Brasil-Bolívia

Autores

  • Ruberval Franco Maciel UEMS
  • Lorene Fernández Dall Negro Ferrari Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i33.9933

Palavras-chave:

Translenguaje. Negociación de sentidos. Transgresión.

Resumo

Este artículo busca presentar resultados de una investigación que tuvo como objetivo investigar aspectos de translenguaje que emergieron en la interacción profesora-alunos en el 1er año de la Enseñanza Fundamental de una escuela en la ciudad de Corumbá-MS-Brasil frontera con  Puerto Quijarro, Bolivia. La discusión se pautará en autores de la Lingüística Aplicada, sobretodo, en los trabajos de Canagarajah (2013), García y Li Wei (2014) y Rocha y Maciel (2015a,b). Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa y exploratoria con características de la epistemología de la emergencia (Sommerville, 2007). Los datos fueron recopilados por medio de grabaciones en video y/o audio de las clases, entrevistas con la profesora y observaciones en el diario de campo de la investigadora. El análisis se organizó a partir del concepto de rizoma propuesto por Deleuze y Guattari y resignificado por Marques (2015) y Maciel (2016).

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Biografia do Autor

Ruberval Franco Maciel, UEMS

Pós-doutor pela City University of New York, Estados Unidos. Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba - Canadá; Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra; graduado em Letras (Português/Inglês) e bacharel em Tradutor/Intérprete pela UNIDERP. Atualmente é professor da graduação e Pós-graduação em Letras e Assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil- Biênio 2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador quatro vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, formação de professores e políticas de internacionalização.

Linguística Aplicada

Lorene Fernández Dall Negro Ferrari, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Letras - Espanhol - UEMS - Campo Grande

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Publicado

13.12.2019

Como Citar

Maciel, R. F., & Ferrari, L. F. D. N. (2019). Miradas situadas sobre translenguaje en una escuela en la frontera Brasil-Bolívia. Raído, 13(33), 102–122. https://doi.org/10.30612/raido.v13i33.9933

Edição

Seção

TEMÁTICA: PRÁTICAS LINGUÍSTICAS E (DES)COLONIALIDADES