Letramentos acadêmicos no espaço da diferença colonial: reflexões sobre trajetórias de estudantes indígenas na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v13i33.9920Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos. Diferença colonial. Geopolítica. Corpo-política. Estudantes indígenas.Resumo
Situado no campo dos estudos sobre letramentos acadêmicos, este trabalho focaliza a relação entre produção de conhecimento e comunicação acadêmica, observada nas trajetórias de estudantes indígenas em cursos de pós-graduação. Nesta direção, adota uma perspectiva teórico-analítica que intersecciona epistemologia e práticas de letramentos no contexto acadêmico, buscando problematizar como e em que dimensões o contato entre diferentes genealogias epistemológicas e diferentes posicionamentos geo- e corpo-políticos impactam a produção de conhecimento e as práticas de letramentos desses estudantes. Estas reflexões são direcionadas por três objetivos relacionados: i) suscitar uma breve discussão teórica sobre o campo de estudos sobre Letramentos Acadêmicos, visando contribuir com sua descentralização epistemológica, a partir da problematização de situações e experiências que se emergem no espaço da diferença colonial; ii) analisar interlocuções com acadêmicos indígenas, geradas a partir de uma abordagem etnográfica, buscando demonstrar como diferenças étnico-raciais e culturais se materializam em posicionamentos geo- e corpo-políticos e, consequentemente, em diferentes perspectivas epistemológicas e de comunicação acadêmica; e iii) contribuir com a visibilização de dimensões consideradas relevantes das trajetórias de estudantes indígenas na pós-graduação e fornecer elementos que se somem às necessárias avaliações institucionais, especialmente quanto a sua permanência na universidade.Downloads
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