Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Elizangela Rocha Fernandes Universidade Federal do Tocantins
  • Monique Wermuth Figueras Secretaria de Educação do Estado do Tocantins e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9387

Palavras-chave:

Feira científica escolar. Letramento científico. Linguagem.

Resumo

Investigamos como os gêneros discursivos organizam as atividades de iniciação científica numa escola pública de ensino básico e contribuem para o fortalecimento do letramento científico dos alunos na instituição. Assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizada a partir do cruzamento de diferentes fontes de pesquisas produzidas espontaneamente no contexto escolar e especificamente para este estudo. O trabalho pedagógico com gêneros do domínio científico produziu situações de ensino diferenciadas, mas bastante marcadas por práticas indesejadas da cultura escolar. Os resultados mostraram ainda a necessidade de readequar as condições de trabalho do professor e de investir na formação desse profissional como pesquisador e produtor de conhecimentos.

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Publicado

14.12.2018

Como Citar

Silva, W. R., Fernandes, E. R., & Figueras, M. W. (2018). Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica. Raído, 12(30), 141–160. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9387

Edição

Seção

LETRAMENTO CIENTÍFICO