Cultura Local versus Cultura Global: o Glocal

Autores

  • Natalia Aparecida Martins dos Santos UFMS
  • Edgar Cézar Nolasco dos Santos UFMS

Palavras-chave:

Cultura Local. Estudos Culturais e Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este artigo faz parte do projeto de pesquisa cadastrado na PROPP/UFMS “Cultura Local”, cujo plano de trabalho intitula-se “(In) Definições Culturais nas Culturas Locais de Mato Grasso do Sul”. Este trabalho objetiva explicitar a importância e os motivos que justificam a relevância de pesquisar a cultura local do estado de Mato Grosso do Sul. Para tal intento, partimos dos Estudos Culturais cujo objetivo primeiro é desconstruir a concepção canônica de cultura. Aborda-se a relação de cultura local e cultura global a partir dos elementos constituintes tanto de nossa cultura como de outras, como o Sobá (comida típica japonesa). Em nossa reflexão, recordamos o fato de que não se pode tender ao universalismo e excluir o local, como também não se pode tender ao localismo, abstraindo deste o universal, dado que tanto um como outro existem simultaneamente num mesmo tempo e espaço. O local embora traga em seu bojo traços que o diferenciam do todo, do universal, não é exime de pertencer ao universal e vice-versa, contudo atentamos que o local tem de ser lido como local, a partir do local e não apenas como mera parte do universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Aparecida Martins dos Santos, UFMS

Graduada em História pela UCDB-MS (Universidade Católica Dom Bosco) pesquisou na área de Currículo e Estudos Culturais. Atualmente graduanda em Letras pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pesquisadora na área de Cultura Local e Estudos Culturais.Tem experiência na área de Letras e História, com ênfase em Lingüística, Literatura , Leitura e Produção Textual, Teoria da História e Historiografia.

Edgar Cézar Nolasco dos Santos, UFMS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nível Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. É membro do conselho editorial das Revistas - Papéis (UFMS) e RAÍDO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFGD). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: clarice lispector, literatura, teoria literária, estudos culturais e literatura comparada.

Downloads

Publicado

30.09.2010

Como Citar

Santos, N. A. M. dos, & Santos, E. C. N. dos. (2010). Cultura Local versus Cultura Global: o Glocal. Raído, 4(7), 67–74. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/590

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS