A compreensão da escrita como processo na formação docente do PIBID

Autores

  • Adriana Beloti Unespar/Campo Mourão - PG/UEM
  • Renilson José Menegassi UEM

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5665

Palavras-chave:

Formação docente inicial. Escrita. Revisão. Reescrita.

Resumo

Neste artigo, tratamos das concepções de escrita, revisão e reescrita dos professores em formação inicial participantes do PIBID, objetivando investigar como é constituída a formação teórico-metodológica sobre tais processos. Para tanto, pautamo-nos na perspectiva enunciativo-discursiva e na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin; no conceito de escrita como trabalho e nos estudos sobre o processo de escrita, com enfoque na revisão e reescrita. A pesquisa desenvolveu-se de acordo com o aporte da Linguística Aplicada e da pesquisa-ação, em um processo de formação junto aos participantes. Para as análises, consideramos as atuações dos professores nos questionários inicial e final da pesquisa, analisando suas compreensões acerca dos conceitos envoltos no processo de escrita. Após o trabalho efetivado no PIBID e tomando os registros da pesquisa, avaliamos que os estudos teórico-metodológicos foram compreendidos de modo a provocar alterações nas concepções em cada fase da pesquisa, pois os professores demonstram entender a escrita como processo, a revisão e a reescrita como inerentes e etapas recursivas e dialógicas, que visam a possibilitar um texto mais adequado à situação de enunciação.

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Biografia do Autor

Adriana Beloti, Unespar/Campo Mourão - PG/UEM

Professor do Colegiado de Letras da Unespar/Campo Mourão e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM.

Renilson José Menegassi, UEM

Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá e Líder do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita - CNPq.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Beloti, A., & Menegassi, R. J. (2017). A compreensão da escrita como processo na formação docente do PIBID. Raído, 11(27), 247–266. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5665

Edição

Seção

PARTE II - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA