Do ISD à diversidade epistemológica: as contribuições do Grupo Linguagem e Educação na constituição de três pesquisadoras/es

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17170

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo, Grupo Linguagem e Educação, Perspectiva teórico-metodológica, Epistemologias

Resumo

A partir de um panorama das publicações da professora Vera Cristovão nos últimos vinte e cinco anos, o qual destaca os caminhos percorridos pela pesquisadora, bem como as ampliações e ramificações resultantes desses caminhos, este artigo apresenta as narrativas pessoais de três ex-orientanda/os de Vera, atualmente docentes de universidades públicas federais. Tais narrativas concentram-se nas aproximações e distanciamentos dessa/es pesquisadora/es em relação ao Interacionismo Sociodiscursivo e enfatizam a relevância dessa perspectiva epistemológica para sua constituição como pesquisadora/es e como ponto de partida para o desenvolvimento de suas pesquisas com base em outras vertentes teórico-metodológicas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Marques Beato-Canato, Universidade Federal do Paraná

Docente do curso de Letras Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e pós-doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (UFRJ). Atualmente, seus focos de investigação são: discursos sobre educação e discurso de ódio; análise de materiais didáticos; formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Francisco Carlos Focaça, Universidade Federal do Paraná

Francisco Carlos Fogaça é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e doutor também pela mesma universidade (2010). Realizou um pós-doutorado na San Francisco State University, em 2014. Durante muitos anos foi professor, coordenador pedagógico e diretor de um instituto de línguas nas cidades de Tubarão (SC) e Londrina (PR). Entre 2005 e 2008 foi professor na Universidade Estadual de Londrina, tendo atuado em disciplinas de Língua Inglesa e Prática de Ensino, na graduação, e de Introdução à Análise Crítica do Discurso na pós-graduação. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná no curso de Letras, onde leciona disciplinas de Língua Inglesa (prática oral e escrita) e de Cultura e Ensino de Línguas Estrangeiras, na graduação, "Tópicos em Linguística Aplicada" e "Formação do Professor nas Letras Estrangeiras", na pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Letras). É também autor de materiais didáticos para o ensino de inglês. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisas "Formação de Professores em Línguas Estrangeiras - UFPR", com projetos na área de formação continuada de professores de línguas. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professores; comunidades de prática; identidades de professores; inglês como língua franca; crenças na formação de professores; translinguismo; cultura e ensino de línguas estrangeiras; perspectivas decoloniais na formação de professores; materiais didáticos, entre outros.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Beato-Canato, A. P. M., Quevedo-Camargo, G., & Fogaça, F. C. (2023). Do ISD à diversidade epistemológica: as contribuições do Grupo Linguagem e Educação na constituição de três pesquisadoras/es. Raído, 17(44), 33–62. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17170

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem