História e escravidão em Cuba: a memória de Perro viejo na narrativa de Teresa Cárdenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.12155

Palavras-chave:

Narrativas Negras. Reescrita literária. Estudos pós-coloniais. Escravidão.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar as estratégias discursivas pós-coloniais presentes no romance Perro Viejo (2005), de Teresa Cárdenas com o intuito de ressaltar estratégias de resistência contra o controle colonial e regime escravocrata em contraponto com os acontecimentos históricos que contribuíram para a desumanização do negro. Observaremos, mediante uma leitura reflexiva, a construção da imagem do negro escravizado em Cuba, mostrando como a história sofre influência quando é contada somente pelo lado hegemônico. A escritora reescreve os dramas da escravidão priorizando a narrativa dos silenciados pela história, reconstruindo memórias individuas e coletivas. Através da reescrita da figura do escravo Perro Viejo, encontramos a voz do excluído, que no meio da escravidão busca descobrir sua identidade. A partir de análises, pautadas nos estudos pós-coloniais, podemos recuperar o protagonismo histórico do sujeito escravizado. As análises desenvolvidas estão ancoradas nos estudos críticos de Fernando Ortiz (1940), Frantz Fanon (1961), Homi K. Bhabha (1998), Walter Mignolo (2003), Thomas Bonnici (2009) e Stuart Hall (2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walquíria Rodrigues Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Letras Neolatinas (Opção Literaturas Hispânicas) pela UFRJ. Licenciada em Letras Português/Espanhol/Literaturas pela UFRRJ. Foi bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq - na área de Literaturas Pós-coloniais Latino Americana. Desempenhou a função docente nas séries iniciais da educação básica e em pré vestibular através do espanhol. Atuou como bolsista de apoio técnico no NAGRAD na UFRRJ - IM e como bolsista PIBID/CAPES no subprojeto de Espanhol na UFRRJ. É integrante do seguinte grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Literaturas pós-coloniais: paradigmas de cambio na descolonização cultural latino-americana, pertencente ao grupo VARIUS - Variação e uso da UFRRJ/IM. Possui interesse no ensino da Língua Espanhola como LE e suas respectivas literaturas. Busca através de pesquisas agregar conhecimento na área para seguir acadêmica e profissionalmente.

Ximena Antonia Díaz Merino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui Estágio Pós-doutoral em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015-2017). Doutora e Mestre em Letras Neolatinas opção Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Cultura e Literaturas Hispânicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro /UFRRJ. Membro do GT "Teoria do texto poético" da ANPOLL (2012-2016). Publicou como coautora os seguintes livros: Poesia hispano-americana: imagem, imagem, imagem. (Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas UFRJ/CAPES, 2006); O imaginário poético pré-colombiano ontem e hoje. Os astecas (v.1). Os maias (v.2). Os incas (v.3) (Faculdade de Letras UFRJ, 2007); Provocações da cidade (Faculdade de Letras UFRJ, 2009); Palabras en ristre: Reflexiones literarias de la Guerra Civil Española (LILA/ CNPq/ UFRJ, 2009); El Pensamiento y la Expresión Americana (Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas UFRJ/ CAPES, 2011); Experimentação e ruptura / tradição e inovação: marcas do processo criativo huidobriano. (Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Letras, 2012). Provocações da Amazônia: dos rios voadores aos voos imaginários. Editora e Gráfica Universitária-Edunioeste, 2015. Imagens das Américas Interfaces Sociais, Culturais e Literárias. Editora e Gráfica Universitária-Edunioeste, 2016. Bolsista Capes / PARFOR / Unioeste- 2013. Pesquisadora dos seguintes Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: VARIUS - Variação e uso/UFRRJ; LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR LATINO-AMERICANO ? UFRRJ; Poéticas do Imaginário e Memória ? UNIOESTE. Bolsista Capes/Parford/UFRRJ em 2016; Coordenadora de subprojeto PIBID Letras-Espanhol em 2017-2018; Orientadora Programa Capes/Pibic Vigencia 2017-2018 / 2018-2019.

Referências

BHABHA, Homi K. Da mímica e do homem: a ambivalência do discurso colonial. In: BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998,pp. 129- 138.

BONNICI, Thomas (Org.). Resistência e intervenção nas literaturas pós-coloniais. Maringá: EDUEM, 2009.

CÁRDENAS, Teresa. Perro Viejo. La Habana, Cuba: Casa de las Américas, 2006.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

LIENHARD, Martin. La voz y su huella. Escritura y conflicto étnico-social en América Latina (1492-1988). La Habana: Casa de las Américas, 1990.

MIGNOLO, Walter D. Os estudos são subalternos são pós-modernos ou pós-coloniais? As políticas e sensibilidades dos lugares geohistóricos. In: MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento limiar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 239-294.

ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar. Editorial de Ciencias Sociales, La Habana, 1991.

Publicado

17.11.2020

Como Citar

Pereira, W. R., & Merino, X. A. D. (2020). História e escravidão em Cuba: a memória de Perro viejo na narrativa de Teresa Cárdenas. Raído, 14(35), 282–290. https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.12155

Edição

Seção

Política e sociedade na literatura de autoria de mulheres