As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd

Autores

  • Adriane Oliveira Barbosa Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave:

Avaliações externas. Educação básica. ANPEd.

Resumo

Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil.

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Biografia do Autor

Adriane Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa.

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Barbosa, A. O., & Ferenc, A. V. F. (2014). As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd. Horizontes - Revista De Educação, 2(3), 23–34. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/2566

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo