As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd

Autores/as

  • Adriane Oliveira Barbosa Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palabras clave:

Avaliações externas. Educação básica. ANPEd.

Resumen

Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil.

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Biografía del autor/a

Adriane Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa.

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Publicado

2014-12-18

Cómo citar

Barbosa, A. O., & Ferenc, A. V. F. (2014). As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd. Horizontes - Revista De Educação, 2(3), 23–34. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/2566

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo