Percursos para institucionalização da EAD no IFCE: a construção de uma sistêmica de gestão

Autores

  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Régia Talina Silva Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10545

Palavras-chave:

Educação a Distância, Institucionalização, Gestão da EAD

Resumo

Nesse artigo recuperamos e discutimos como ocorreu a construção dos alicerces da institucionalização da Educação a Distância (EAD) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) dando ênfase no sistema de gestão, o objetivo, pois, é contar esta história a partir dos registros documentais de como se institucionalizou a EAD no IFCE. Nesse caminho partimos do cenário nacional propício à implantação da EAD institucional a partir dos editais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Percorremos a história da EAD desde a sua origem na Instituição e até a forma como estruturamos um sistema de gestão que proporcionasse subsídio para a criação de uma Unidade acadêmica no modelo de Campus Virtual, visto o crescimento, à época, que tomava aquele setor e sua interinstitucionalidade. O Campus Virtual ainda não se concretizou, mas a estrutura foi solidamente construída. O texto descrito neste artigo registra o ápice da produção em ensino, pesquisa e extensão sobretudo no intervalo temporal de 2007 a 2015. A metodologia para a construção deste relato teve por base os documentos legais internos à instituição e externos, em âmbito nacional. A contribuição do estudo se justifica por toda convergência obtida nos processos e produtos desenvolvidos para atender a modalidade a distância institucional permitiram a elaboração de um modelo sistêmico de gestão resultantes dos casos de sucesso, boas práticas, métodos, técnicas, tecnologias, processos e produtos que englobam e integram a complexidade dos aspectos pedagógicos, tecnológicos, administrativo e financeiro, institucionais e a multitude e diversidade de perfis dos profissionais envolvidos.

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Biografia do Autor

Régia Talina Silva Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2004) e doutorado em Engenharia de Teleinformática pela UFC (2017) . Desde 2004 é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE . Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Educação a distância (EaD). Na área de Engenharia Elétrica, atuou principalmente nos seguintes temas: oil spill, sar images, environmental monitoring, speckle e segmentation. Na área de EaD atuou no IFCE na coordenação adjunta da Universidade Aberta do Brasil - UAB de 2007 a início de 2012, colaborando com diversos projetos passando pela elaboração até a execução dos mesmos. Atualmente colabora com projetos na Diretoria de Educação a Distância do IFCE e na UFC em atividades relacionadas à Engenharia e Educação.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Joye, C. R., & Araújo, R. T. S. (2019). Percursos para institucionalização da EAD no IFCE: a construção de uma sistêmica de gestão. Horizontes - Revista De Educação, 7(14), 19–39. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10545

Edição

Seção

Institucionalização da EaD na instituição pública de ensino superior: políticas, planejamentos e tecnologias