Museu do Mamulengo na sala de aula: proposição de jogos educativos como recurso didático no Ensino de História

Autores

  • Jorge Luiz Veloso da Silva Filho
  • Ricardo de Aguiar Pacheco

Palavras-chave:

Ensino de História. Jogos educativos. Museu do Mamulengo.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo a proposição de jogos educativos que utilizam o acervo do Museu do Mamulengo (localizado na cidade de Olinda ‒ PE) como recurso didático para o ensino de História. Para a pesquisa de campo e confecção dos jogos, foram utilizados referenciais teóricos ligados ao ensino de História, ao campo do Patrimônio e da Museologia. Também buscamos no campo da Pedagogia referências sobre o uso de jogos no meio escolar, além de informações obtidas junto ao setor educativo do museu e a professores que visitavam a instituição. Neste estudo, concluímos que a proposição dos jogos é uma forma de aproximar a instituição escolar do Museu do Mamulengo, pois, quando utilizados nas aulas de História, constituem um instrumento para preparar a visitação e potencializar a experiência pedagógica que ocorre no museu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-01-2015

Como Citar

Silva Filho, J. L. V. da, & Pacheco, R. de A. (2015). Museu do Mamulengo na sala de aula: proposição de jogos educativos como recurso didático no Ensino de História. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 8(16). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/3818