Palestras de higiene na rádio Tupi: convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16484

Palavras-chave:

educação sanitária, Estado Novo, rádio

Resumo

O objetivo do artigo consiste na análise de um conjunto de palestras transmitidas pela Rádio Tupi, durante o Estado Novo. As palestras foram produzidas pelo Ministério da Educação e Saúde, num contexto de crescente intervenção do saber médico nas instituições de ensino escolar e registram a preocupação do Estado Novo com o papel da escola e dos professores na formação física e moral dos estudantes. A fonte documental consultada é composta por três volumes da série intitulada Palestras de Higiene na Rádio Tupi. O trabalho de análise priorizou palestras que abordam as relações entre o saber médico e a educação escolar. A documentação consultada foi interpretada a partir dos conceitos foucaultianos de biopolítica e disciplina.

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Biografia do Autor

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/Campus do Pantanal. E-mail: fabianoqr@yahoo.com.br

Jully Anne Calonga da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista PIBIC/CAPES. E-mail: jullyannecalonga13@gmail.com

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

Quadros Rückert, F., & Jully Anne Calonga da Silva. (2023). Palestras de higiene na rádio Tupi: convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945) . Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(33), 297–313. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16484