Palestras de higiene na rádio Tupi: convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945)

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DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16484

Palabras clave:

educação sanitária, Estado Novo, rádio

Resumen

O objetivo do artigo consiste na análise de um conjunto de palestras transmitidas pela Rádio Tupi, durante o Estado Novo. As palestras foram produzidas pelo Ministério da Educação e Saúde, num contexto de crescente intervenção do saber médico nas instituições de ensino escolar e registram a preocupação do Estado Novo com o papel da escola e dos professores na formação física e moral dos estudantes. A fonte documental consultada é composta por três volumes da série intitulada Palestras de Higiene na Rádio Tupi. O trabalho de análise priorizou palestras que abordam as relações entre o saber médico e a educação escolar. A documentação consultada foi interpretada a partir dos conceitos foucaultianos de biopolítica e disciplina.

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Biografía del autor/a

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/Campus do Pantanal. E-mail: fabianoqr@yahoo.com.br

Jully Anne Calonga da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista PIBIC/CAPES. E-mail: jullyannecalonga13@gmail.com

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Publicado

10/04/2023

Cómo citar

Quadros Rückert, F., & Jully Anne Calonga da Silva. (2023). Palestras de higiene na rádio Tupi: convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945) . Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(33), 297–313. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16484