Palestras de higiene na rádio Tupi: convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945)
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16484Palabras clave:
educação sanitária, Estado Novo, rádioResumen
O objetivo do artigo consiste na análise de um conjunto de palestras transmitidas pela Rádio Tupi, durante o Estado Novo. As palestras foram produzidas pelo Ministério da Educação e Saúde, num contexto de crescente intervenção do saber médico nas instituições de ensino escolar e registram a preocupação do Estado Novo com o papel da escola e dos professores na formação física e moral dos estudantes. A fonte documental consultada é composta por três volumes da série intitulada Palestras de Higiene na Rádio Tupi. O trabalho de análise priorizou palestras que abordam as relações entre o saber médico e a educação escolar. A documentação consultada foi interpretada a partir dos conceitos foucaultianos de biopolítica e disciplina.
Descargas
Citas
CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de A. Neves (Orgs.) O Brasil Republicano. Volume II. O tempo do nacional-estatismo, do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 107-145.
CAPELATO, Maria Helena. Multidões em cena. Propaganda política no varguismo e no peronismo. 2ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
CASTRO, Edgardo. Lecturas Foucaulteanas. Una historia conceptual de la biopolítica. La Plata: Editorial Universitaria, 2011.
ÁVILA, Jerry. Diploma de brancura. Política social e racial no Brasil – 1917-1945. Trad. Claudia Sant’Ana Martins. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
ESPOSITO, Roberto. Bios: biopolítica e filosofia. Trad. M. Freitas da Costa. Lisboa: Edições 70, 2010.
FIGUEIREDO, Milene Moraes de; SILVA, Bárbara Virgínia Groff. Higienismo e Educação na Era Vargas: o Pelotão de Saúde do Ginásio São José (Caxias do Sul/RS). In: RIPE; Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria A. Martiarena (Orgs.) História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre, RS: Editora FI, 2019, p. 197-214.
FONSECA, Cristina; HOCHMAN, Gilberto. A I Conferência Nacional de Saúde: reformas, políticas e saúde pública em debate no estado Novo. In: GOMES, Ângela de Castro (Organizadora). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000, p. 173-194.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica de Renato Machado. 25 ed. São Paulo: GRAAL, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
GASPARINI, Savino. A cadeira de higiene nos ginásios. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [1ª série -1939]. 2ª ed. Rio de Janeiro: s/ed., 1945, p. 1945, p.43-46.
GASPARINI, Savino. Eficiência na escola. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [1ª série -1939]. 2ª ed. Rio de Janeiro: s/ed., 1945a, p. 54-58.
GASPARINI, Savino. Direitos da criança. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [2ª série -1940]. 2º ed. Rio de Janeiro: s/ed., 1945b, p.12-14.
GASPARINI, Savino. Foot-ball e saúde. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [2ª série -1940]. 2ª ed. Rio de Janeiro: s/ed., 1945b, p. 35-37.
GASPARINI, Savino. O problema dos repetentes nas escolas públicas. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [3ª série -1941]. Rio de Janeiro: s/ed., 1945c, p.31-33.
GASPARINI, Savino. Instrução - Educação - Saúde. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [3ª série -1941]. Rio de Janeiro: s/ed., 1945c, p.80-83.
GASPARINI, Savino. Escola antiga e escola moderna. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [3ª série -1941]. Rio de Janeiro: s/ed., 1945c, p.88-91.
GASPARINI, Savino. Classificação antropológica dos escolares. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Serviço de Propaganda e Educação Sanitária. Palestras de Higiene na Rádio Tupi. [3ª série -1941]. Rio de Janeiro: s/ed., 1945c, p.101-104.
GONÇALVES, Assis da Silva; MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Entre o laboratório de antropometria e a escola: a antropologia física de José Bastos de Ávila nas décadas de 1920 e 1930. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 7, n. 3, p. 671-686, set.-dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/MNHFQGWjCFPDb4HJGsYjmdN/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 25 jun. 2022.
HOCHMAN, Gilberto. A saúde pública em tempos de Capanema: continuidades e inovações. In: BOMENY, Helena (Org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getúlio Vargas; Bragança Paulista- SP, Ed. Universidade de São Francisco, 2001, p.127-151.
JAMBEIRO, Othon; et al. (Orgs.). Tempos de Vargas. O rádio e o controle da informação. Salvador: EDUFBA, 2004.
MEDITSCH, Eduardo B.V. O Rádio na Era da Informação. Coimbra: Editora Minerva, 1999.
PANDOLFI, Dulce (Organizadora). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.
PARDINI, Melina Nóbrega Miranda. A narrativa da ordem na voz da multidão: o futebol na imprensa durante o Estado Novo (1937-1945). Dissertação de Mestrado em História, USP, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-04022010-130259/publico/MELINA_MIRANDA_PARDINI.pdf
Acesso em: 10 de jun. 2022.
PORTOCARRERO, Vera. As ciências da vida: de Canguilhem a Foucault. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.
SOUZA, Érica Mello de. Educação sanitária: orientações e práticas federais desde o Serviço de Propaganda e Educação Sanitária ao Serviço Nacional de Educação Sanitária (1920-1940). Dissertação de Mestrado em Ciências da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/19769/123.pdf;jsessionid=48B4DFD9335947527DA9E4083F80EA5D?sequence=2 Acesso em: 05 jun. 2022.
STEPHANOU, Maria. Discursos médicos, educação e ciência: escolas e escolares sob exame. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 33-64, 2006.
VELLOSO, Monica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de A. Neves (Orgs.). O Brasil Republicano. Volume II. O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora: Civilização Brasileira, 2007, p.146-179.
WANDERBROOCK JUNIOR, Durval. A educação sob medida. Os testes psicológicos e o higienismo no Brasil (1914-1945). Maringá: Ed. UEM, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Eletrônica História em Reflexão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.