História e Autoritarismo
Uma Análise dos Mecanismos de Censura e dos Conteúdos Didáticos sobre os Indígenas durante o Regime Militar
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.11512Palavras-chave:
Regime Militar, Autoritarismo, História indígenaResumo
Este artigo analisa o tratamento conferido aos grupos indígenas num volume didático da disciplina de história para a educação básica durante o Regime Militar no Brasil. Busca-se relacionar o conteúdo acerca da história dos índios no Brasil com a política educacional do período, caracterizada, conforme demonstramos, pela interferência ideológica e autoritária do Estado no processo de produção e distribuição dos materiais didáticos e de ensino como um todo. Tal interferência articula-se ao contexto social do país na década de 1970, em que o Estado ditatorial via no ensino um instrumento de legitimação social dos interesses econômicos da minoria dominante.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro, FGV, 2010.
CHAUI, Marilena. O que é ideologia. 18º Ed. São Paulo, BRASILIENSE, 1985. (coleção primeiros passos).
COSTA, Gelson Kruk da. A DITADURA MILITAR BRASILEIRA E A POLÍTICA
EDUCACIONAL: LEIS Nº 5.540/68 E Nº 5.692/71. Unioeste, Cascavel, n. 5º, p. 01- 13,
out/2011.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os Outsiders - sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro, ZAHAR, 2000.
FILGUEIRAS, Juliana Miranda. FENAME E COLTED: DIFERENTES POLÍTICAS PARA O LIVRO DIDÁTICO DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL. São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, v. III, Jan/2011.
FREIRE, Maria Célia; ORDOÑEZ, Marlene. Curso Supletivo Completo Ática - História Primeiro Grau. São Paulo, ÁTICA, 1976.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre, LPM EDITORES, 2017.
MELO, Wanderson Fabio de. Roberto Campos em defesa do "produtivismo" educacional na ditadura: uma concepção tecnicista na educação brasileira. Lutas Sociais, São Paulo, v. 18, n. 32, p. 91-104, Jan/jun 2014.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. Metas e Bases para Ação de Governo. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1970.
POUTIGNAT, Philippe; FENART, Jocelyne Streiff. Teorias da etnicidade. São Paulo, UNESP, 2011.
SILVA, Marcos A. (org). Repensando a história. 2º Ed. São Paulo, MARCO ZERO, s/d.
SOARES, F. M. O governo médici e o programa de integração nacional (norte e nordeste) – discursos e políticas Governamentais (1969-1974). Recife: O autor, v. II, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica História em Reflexão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.