História e Autoritarismo

Uma Análise dos Mecanismos de Censura e dos Conteúdos Didáticos sobre os Indígenas durante o Regime Militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.11512

Palavras-chave:

Regime Militar, Autoritarismo, História indígena

Resumo

Este artigo analisa o tratamento conferido aos grupos indígenas num volume didático da disciplina de história para a educação básica durante o Regime Militar no Brasil. Busca-se relacionar o conteúdo acerca da história dos índios no Brasil com a política educacional do período, caracterizada, conforme demonstramos, pela interferência ideológica e autoritária do Estado no processo de produção e distribuição dos materiais didáticos e de ensino como um todo. Tal interferência articula-se ao contexto social do país na década de 1970, em que o Estado ditatorial via no ensino um instrumento de legitimação social dos interesses econômicos da minoria dominante.

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Biografia do Autor

Lucas Scarpini de Souza, UNESPAR - Campus de Campo Mourão

Mestrando em História Pública - (PPGHP) - UNESPAR: Campus de Campo Mourão (2020). Discente do programa de Pós Graduação - Metodologia do Ensino de História - FAVENI: Faculdade Venda Novo Imigrante (2020). Possui graduação em História - UNESPAR: Campus Paranavaí (2019). Técnico em Formação Docente da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental - ARY JOÃO DRESCH (2015). 

Victor Ferreira e Silva, UNESPAR - Campus de Paranavaí

Graduado em História - Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Desenvolveu projetos de pesquisa na área de História Contemporânea, tendo como enfoque o mercado de trabalho, a legislação social e a experiência dos movimentos trabalhistas durante a Revolução Industrial inglesa. Foi representante discente junto ao colegiado do curso.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Souza, L. S. de, & Ferreira e Silva, V. (2021). História e Autoritarismo: Uma Análise dos Mecanismos de Censura e dos Conteúdos Didáticos sobre os Indígenas durante o Regime Militar. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(30), 15–26. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.11512