Historicidade, Alteridade e Diversidade
Os Desafios do Ensino de História e Cultura Indígena nas Escolas
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14846Palavras-chave:
Indígenas, Estereótipos, Sociodiversidades, Universidade e Escola.Resumo
O presente trabalho reflete sobre alguns dos impactos, problemáticas, modificações e permanências produzidas, por intermédio da efetivação da lei 11.645/2008, no processo de ensino aprendizagem sobre a história e cultura indígena no contexto escolar da educação básica. Como fonte foram utilizados os conhecimentos dos alunos do ensino médio de três escolas estaduais do município de Dourados (Mato Grosso do Sul – MS), que participaram da edição do PIBID História (2018-2019), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Esses saberes foram apreendidos e sistematizados por meio da aplicação de questionários, os quais compuseram a fase inicial das atividades nas escolas, denominada de 'sondagens'. Os estereótipos construídos acerca das populações indígenas e as noções essencialistas de cultura, as quais negam as alteridades étnicas e as sociodiversidades, ainda são grandes desafios a serem superados. A solidificação do diálogo entre a produção acadêmica e a produção escolar, ou seja, a aproximação e articulação entre universidade e escola, se apresenta como um caminho favorável para o debate histórico, o qual deve ser convertido em uma ferramenta que permita a suplantação de mitos e estereótipos, especialmente os referentes aos povos indígenas no Brasil. Trata-se, então, de ultrapassar visões culturalistas, calcadas numa perspectiva predominantemente eurocêntrica e conservadora (cujas noções são responsáveis por fabricar intolerâncias e violências) e compreender as historicidades e reconhecer e respeitar as diversidades.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, Márcia de Almeida. Et. Al. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.
ANDRADE, Juliana Alves; SILVA, Tarcísio Augusto Alves da. O ensino da temática indígena: subsídios didáticos para o estudo das sociodiversidades indígenas. Recife: Edições Rascunhos, 2017.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. In: Estudos Avançados, 32 (93), 2018. p. 127-149.
BITTENCOURT Circe M. F. As “tradições nacionais” e o ritual das festas cívicas. In: PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. 9ª Ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 43-72.
CABRINI, C. (org.). O ensino de história: revisão urgente. São Paulo, Brasiliense, 1986.
COLLET, Célia; PALADINO, Mariana; RUSSO, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e história dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Laced, 2014.
CUNHA, Manuela Carneiro da. (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
DAVIES, Nicholas. As camadas populares nos livros de História do Brasil In: PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. 9ª Ed. São Paulo, Contexto, 2001. p. 93-104.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 7ª ed. São Paulo, Papirus, 2003.
FUNARI, Pedro Paulo; PIÑON, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
JANOTTI, M. L. M. História, política e ensino. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 10ª ed. São Paulo, Contexto, 2005. p. 41-53.
MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. In: História Unisinos. Vol. 15 (1), 2011. p. 40-49.
MONTEIRO, John Manuel. O desafio da história indígena no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995. p. 221-236.
MONTEIRO, John Manuel. Os negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
NADAI, Elza. O ensino de história e a “pedagogia do cidadão”. In: PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. 9ª Ed. São Paulo, Contexto, 2001. p. 23-30.
NOVAK, Éder da Silva; MENDES, Luís César Castrillon. Aproximando universidade e escola: ensino de histórias e culturas indígenas. Jundiaí: Paco Editorial. 2021.
OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.
PEREIRA, Júnia Sales. Do colorido à cor: o complexo identitário na prática educativa. In.: GONÇALVES, Márcia de Almeida. Et. Al. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 306-321.
PINSKY, Jaime. Nação e ensino de história no Brasil. In: PINSKY, Jaime (org.). O ensino de história e a criação do fato. 9ª ed. São Paulo, Contexto, 2001. p. 12-22.
PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo, Contexto, 1988.
SILVA, Ana Cláudia Oliveira da. A implantação da Lei 11.645/2008 no Brasil: um histórico de mobilizações e conquistas. In.: SILVA, Edson; SILVA, Maria da Penha da. (Orgs.) A temática indígena em sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645/2008. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. p. 101-136.
SILVA, Aracy Lopes; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995. p. 221-236.
SILVA, Edson; SILVA, Maria da Penha da. (Orgs.). A temática indígena em sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645/2008. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
SILVA, Edson; ANDRADE, Juliana Alves de; SILVA, Tarcísio Augusto Alves da. Formação docente e o ensino da temática indígena. Maceió: Editora Olyver. 2021.
SILVA, Marcos Antônio; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de história hoje: errâncias, conquistas e perdas. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 60, 2010. p. 13-33.
WITTMANN, Luisa Tombini. (Org.) Ensino (d)e história indígena. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica História em Reflexão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.