Historicidade, Alteridade e Diversidade

Os Desafios do Ensino de História e Cultura Indígena nas Escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14846

Palavras-chave:

Indígenas, Estereótipos, Sociodiversidades, Universidade e Escola.

Resumo

O presente trabalho reflete sobre alguns dos impactos, problemáticas, modificações e permanências produzidas, por intermédio da efetivação da lei 11.645/2008, no processo de ensino aprendizagem sobre a história e cultura indígena no contexto escolar da educação básica. Como fonte foram utilizados os conhecimentos dos alunos do ensino médio de três escolas estaduais do município de Dourados (Mato Grosso do Sul – MS), que participaram da edição do PIBID História (2018-2019), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Esses saberes foram apreendidos e sistematizados por meio da aplicação de questionários, os quais compuseram a fase inicial das atividades nas escolas, denominada de 'sondagens'. Os estereótipos construídos acerca das populações indígenas e as noções essencialistas de cultura, as quais negam as alteridades étnicas e as sociodiversidades, ainda são grandes desafios a serem superados. A solidificação do diálogo entre a produção acadêmica e a produção escolar, ou seja, a aproximação e articulação entre universidade e escola, se apresenta como um caminho favorável para o debate histórico, o qual deve ser convertido em uma ferramenta que permita a suplantação de mitos e estereótipos, especialmente os referentes aos povos indígenas no Brasil. Trata-se, então, de ultrapassar visões culturalistas, calcadas numa perspectiva predominantemente eurocêntrica e conservadora (cujas noções são responsáveis por fabricar intolerâncias e violências) e compreender as historicidades e reconhecer e respeitar as diversidades.

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Biografia do Autor

Éder da Silva Novak, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor do curso de graduação e pós-graduação em história da UFGD.

Ivana Aparecida da Cunha Marques, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em História pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Angelita Verônica dos Santos, Universidades Estadual de Maringá - UEM.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM-PR.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Novak, Éder da S., Marques, I. A. da C., & Santos, A. V. dos. (2022). Historicidade, Alteridade e Diversidade: Os Desafios do Ensino de História e Cultura Indígena nas Escolas. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(31), 214–244. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14846