A diversidade cultural na formação e atuação de professores

Autores

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Universidade Federal de São Carlos
  • Janaina de Oliveira Macena Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9051

Palavras-chave:

Diversidade cultural. Formação de professores. Atuação de professores.

Resumo

O presente artigo discorre sobre dados levantados a partir de uma pesquisa de mestrado que abordou a diversidade cultural no contexto educacional por meio do relato de professores. Apresentamos neste momento a análise dos resultados obtidos dos professores da rede pública do ensino fundamental – 1.º ao 5.º ano do Estado de São Paulo de uma cidade interiorana de médio porte. O estudo teve como objetivo investigar a presença da diversidade cultural na formação e atuação docente, a partir do relato dos próprios professores diante da aplicação de um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras. Como embasamento teórico para o entendimento de cultura, assumiram-se os Estudos Culturais, a partir de Hall (1997). Para o entendimento da interculturalidade no ambiente escolar estabelecemos como pilares Fleuri (2003), Candau (2005) e Silva (2003). Os resultados alcançados apontam a necessidade de formação mais consistente e continuada aos professores, não somente no aspecto profissional, mas também no pessoal. Concluímos ser esse um campo propício para o desenvolvimento de outros estudos que contribuam para consolidar espaços de formação profissional de professores capacitados a promover e praticar o respeito às diferenças, garantindo, assim, o atendimento e a inclusão ativa da diversidade em ambiente escolar.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; MACENA, Janaina de Oliveira. A diversidade cultural na formação e atuação de professores. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 160–176, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9051. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9051. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR