O caderno escolar como fonte de pesquisa em educação especial
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v11i00.9003Palavras-chave:
Cadernos escolares, Pesquisa documental, Deficiência intelectualResumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades do uso do caderno escolar como objeto de análise no processo de escolarização do estudante com deficiência intelectual. Estudos desenvolvidos apresentam o caderno escolar como recurso favorável para a compreensão da inclusão do estudante com deficiência intelectual no ensino regular. Neste texto, o caderno escolar é tomado como fonte documental. A pesquisa documental abrange qualquer documento escrito e se constitui uma fonte extremamente preciosa para todo pesquisador nas ciências sociais. Os cadernos escolares são verdadeiros testemunhos de atividades desenvolvidas no contexto de sala de aula. Pretende-se, assim, apontar questões inerentes à utilização desse instrumento didático como objeto de investigação. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico de forma a destacar as possibilidades do uso do caderno como fonte de pesquisa no campo das ciências sociais, da educação e especialmente da educação especial. Nesse sentido, apresenta-se alguns apontamentos teóricos e metodológicos sobre a pesquisa documental e o uso do caderno escolar como fonte nesse campo de investigação.
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