Vídeos e animações no ensino de química: problematizando o surgimento e expansão do setor sucroalcooleiro na região de Dourados-MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8058Palavras-chave:
Vídeos. Animação. Cana-de-Açúcar. Destilação.Resumo
O artigo discute o uso de vídeos e animações, nas aulas de Química, em uma escola pública, com enfoque no surgimento das usinas sucroalcooleiras no sul de Mato Grosso do Sul e nos processos industriais para produção de açúcar e álcool. Foram selecionados e exibidos vídeos e uma animação que tratavam do tema sobre diferentes perspectivas, incluindo o impacto ambiental e social na cidade de Dourados-MS com o surgimento das plantações de cana-de-açúcar como o documentário “A sombra de um delírio verde”, o processo de produção do açúcar e álcool nas usinas e o uso do etanol no cotidiano. O principal objetivo das exibições foi incentivar os alunos na formação de opinião sobre o surgimento e expansão do setor sucroalcooleiro na região e a formação de conhecimentos, sobretudo químicos em relação ao processamento da cana-de-açúcar. Considera-se que o uso dos vídeos e da animação incentivou a participação e reflexão dos alunos durante as atividades e que também estimulou o aprendizado de conceitos químicos presentes nas etapas industriais do setor sucroalcooleiro como a destilação.Downloads
Referências
ARROIO, A., & GIORDAN, M. O vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino, Química Nova na Escola. n. 24, p. 8 – 11, 2006.
BIZELLI, M., FISCARELLI, S., OLIVEIRA, L. Conteúdos Digitais para o Ensino de Cálculo: Aceitação, Demandas e Expectativas dos Alunos. In: IX ENCONTRO IBEROAMERICANDO DE EDUCAÇÃO, 4, 2009. Araraquara: Unesp. Anais do IV EIDE. Araraquara, 2009.
FERRÉS, J. Vídeo e Educação. 2. ed. Trad. J. A. Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 10, p.43-49, 1999.
SILVA, J.L.; SILVA, D.A.; MARTINI, C.; DOMINGOS, D.C.A.; LEAL, P.G.; BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCCI, A.R. (2012) A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, v. 34 (04), p. 189 - 200.