Centro socioeducativo de Cáceres/MT: um estudo exploratório
Palavras-chave:
Educação. Socioeducadores. Ações pedagógicas.Resumo
Neste artigo tem-se o objetivo de apresentar os resultados da fase exploratória do estudo “As ações pedagógicas e os adolescentes privados de liberdade: a percepção dos socioeducadores da Unidade de Internação de Cáceres/MT”. A pesquisa objetivou conhecer o ambiente em que as ações e as intervenções dos socioeducadores são desenvolvidas, além de obter informações sobre a organização escolar no interior da Unidade. Os dados dos adolescentes infratores foram obtidos através de documentação disponibilizada pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, da Secretaria Municipal de Ação Social, pela administração do Centro Socioeducativo de Cáceres e documentos da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso - SEDUC. A partir do levantamento dos dados e das informações foi possível tornar o problema do estudo principal mais explícito e construir hipóteses sobre a problemática educacional relacionada ao processo de reeducação, ressocialização e inserção social.Downloads
Referências
ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13/7/90.
FERNANDES, Jorcelina Elisabeth. Organização da Escola de Ensino Fundamental em Ciclos de Formação em MT: Concepções, estratégias e perspectivas inovadoras. Disponível em: http://www.sintep.org.br/site_novo/Artigo/ArtigoVisualizar.aspx?id=42 Acesso em: 08 set.2013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUARÁ, Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec: Educação Integral, n.2, São Paulo: Cenpec, 2006.
SINASE. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo/ Secretaria Especial dos Direitos Humanos – Brasília-DF: CONANDA, 2006.
TAVARES, Viviane. Cada país tem o número de presos que decide politicamente ter In Brasil de Fato. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/14487 Acesso em: 29 jul.,2013.
TIELLET, Maria do Horto; ANTUNES, Maria da Penha Fornanciari; COSTA, José Ferreira da.Juventude e contemporaneidade: vínculos complexos e futuro incerto. Texto digitalizado. 2013.
TIELLET, Maria do Horto; COSTA, José Ferreira. Brincadeiras que humilham: manifestações de incivilidade. 2007. 216 f. [Relatório] Apresentado a Universidade do Estado de Mato Grosso. Localização: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenadoria de
Acompanhamento e Avaliação de Pesquisa. Cáceres, MT. 2007.
MAIA, Dhiego. Agente é feito refém em centro socioeducativo interditado em Cuiabá In Expresso MT. Disponível em: http://www.expressomt.com.br/matogrosso/agente-e-feitorefem-em-centro-socioeducativo-interditado-em-cuiaba-55380.html Acesso em:30
maio 2013.
MATO GROSSO. Resolução 262/02 CEE.
MATO GROSSO. Estrutura e Implementação de uma prática pedagógica no Centro Socioeducativo do Estado de Mato Grosso. SEDUC. Cuiabá. 2011.
MATO GROSSO. Portaria 310/12/GS/SEDUC/MT.
MATO GROSSO. Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Ciclos de formação humana: foco no desenvolvimento humano. Disponível em:
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=524&parent=475 Acesso em: 8 set., 2013.