Espaços de produção das estatísticas de educação: algumas possibilidades da teoria dos campos na investigação histórica

Autores

  • Natália Lacerda Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação. Estatísticas do ensino. Conceito de Campo.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa histórica e parte do exame da documentação oficial produzida por órgãos do governo central responsáveis pela produção de estatísticas do ensino para trazer à discussão análises para as quais o conceito bourdieusiano de campo mostrou-se útil. O estudo examina a organização da Diretoria Geral de Estatística na virada do século XIX-XX e publicações do Serviço de Estatística de Educação e Saúde das décadas de 1930 e 1940. A circulação dos agentes em diferentes campos permitiu compreender algumas das inconsistências e ambiguidades dos discursos investigados. Além disso, o entendimento de que o campo burocrático seja um campo relativamente autônomo com relação ao campo político ressaltou a continuidade dos trabalhos estatísticos mesmo em momentos de fortes instabilidades políticas.

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Publicado

2014-10-22

Como Citar

GIL, Natália Lacerda. Espaços de produção das estatísticas de educação: algumas possibilidades da teoria dos campos na investigação histórica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 120–132, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3652. Acesso em: 24 nov. 2024.

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