A prática como componente curricular nos cursos de formação de professores: reflexões compartilhadas
Palavras-chave:
Currículo da formação de professores. Políticas públicas. Prática como componente de formação.Resumo
O presente estudo discute a questão da formação de professores no Brasil, em especial no tocante à Prática como Componente Curricular. Articula-se a discussão com base nas políticas públicas para a formação de professores, em especial, as Resoluções do Conselho Nacional de Educação n. 1 de 2001 e n. 2 de 2002, e, como opção teórica à leitura do cotidiano docente na construção de sua trajetória profissional. Destaca-se que a polarização teoria-prática exige uma postura tencionada sobre elas, objetivando tornar a teoria o mais real possível, instalando uma escola reflexiva. O artigo aponta ainda a importância em discutir a formação do professor na perspectiva de que se estabeleçam relações entre o pessoal e o social, o coletivo e o individual, considerando que a formação do professor tem início antes de sua incursão na vida acadêmica permanecendo em toda a sua atividade profissional; a vinculação das atividades acadêmicas à vida profissional, além da questão da profissionalização docente. É ainda indispensável pensar o professor como um pesquisador em ação, ressaltando que a prática não pode ficar reduzida à execução de tarefas, e sim aliar saberes e fazeres docentes em prol da formação de sujeitos críticos e socialmente participativos.Em um exame crítico das resoluções em estudo, não é possível deixar de considerar o limitante aligeiramento dos cursos, desconsiderando a necessidade da formação de uma base sólida na leitura de mundo na formação do professor para o século XXI, com base no paradigma emergente.Downloads
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