O ensino de ciências da natureza na Faculdade de Educação da UFG
fios da memória, narrativas do vivido (1980-2000)
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19712Palavras-chave:
Ciências da natureza, Faculdade de Educação, Narrativas históricasResumo
O presente texto tem a intenção de (re)pensar, em atividade-atitude de refletir para compreender, a trajetória — por entre (re)construções —, da área de Ciências Naturais na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, entre os anos 1980 até 2000. Assim, apresentamos os percursos de ensino-pesquisa-extensão no lócus da Rede Integrada para o Desenvolvimento da Educação para Ciências (Ridec) e, posteriormente, do Núcleo para o Desenvolvimento da Educação em Ciências (Nudec), ambos da FE/UFG, em especial, dois grandes marcos, a constituição da Ridec e a aquisição da Experimentoteca. Nesse movimento narrativo a que nos propusemos, esperamos ter dado conta de anunciar as proposições, mesmo que cheias de lacunas, de um campo do conhecimento (Didática das Ciências) que emergia com vigor e força nas Universidades Brasileiras, fomentado com recursos financeiros. E, alinhado a esse recorte de tempo-espaço, as movimentações do campo na UFG, em especial na FE/UFG, de forma a expor a natureza da Ciência apreendida por esse coletivo.
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