O ensino de ciências da natureza na Faculdade de Educação da UFG

fios da memória, narrativas do vivido (1980-2000)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19712

Mots-clés :

Ciências da natureza, Faculdade de Educação, Narrativas históricas

Résumé

O presente texto tem a intenção de (re)pensar, em atividade-atitude de refletir para compreender, a trajetória — por entre (re)construções —, da área de Ciências Naturais na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, entre os anos 1980 até 2000. Assim, apresentamos os percursos de ensino-pesquisa-extensão no lócus da Rede Integrada para o Desenvolvimento da Educação para Ciências (Ridec) e, posteriormente, do Núcleo para o Desenvolvimento da Educação em Ciências (Nudec), ambos da FE/UFG, em especial, dois grandes marcos, a constituição da Ridec e a aquisição da Experimentoteca. Nesse movimento narrativo a que nos propusemos, esperamos ter dado conta de anunciar as proposições, mesmo que cheias de lacunas, de um campo do conhecimento (Didática das Ciências) que emergia com vigor e força nas Universidades Brasileiras, fomentado com recursos financeiros. E, alinhado a esse recorte de tempo-espaço, as movimentações do campo na UFG, em especial na FE/UFG, de forma a expor a natureza da Ciência apreendida por esse coletivo.

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Bibliographies de l'auteur

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO).

Marilda Shuvartz, Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO).

Cinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO).

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Publiée

2024-12-30

Comment citer

OLIVEIRA NETO, José Firmino de; SHUVARTZ, Marilda; GENOVESE, Cinthia Letícia de Carvalho Roversi. O ensino de ciências da natureza na Faculdade de Educação da UFG: fios da memória, narrativas do vivido (1980-2000). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024027, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19712. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19712. Acesso em: 5 déc. 2025.