O protagonismo dos educadores goianos na luta pela educação nos anos de 1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19705

Palavras-chave:

História da Educação brasileira, Educadores brasileiros, Formação de professores, Tecnicismo

Resumo

Este artigo pretende discutir a movimentação dos intelectuais goianos durante a década de 1980, de modo a apresentar sua atuação como fundamental para os acontecimentos que redefiniram a oferta do curso de Pedagogia. A partir da análise de livros e da legislação enquanto fontes documentais, propõe-se apresentar o modo como as reflexões ocorridas no III Encontro Nacional de Supervisores de Educação (III ENSE) pautaram a organização dos trabalhadores da educação em contraposição à proposta dos governos militares referente às especializações no curso de Pedagogia. A partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético, a análise focaliza a prática dos educadores enquanto intelectuais orgânicos em defesa dos trabalhadores e contra a hegemonia dos defensores da racionalização e do tecnicismo aplicados aos processos educacionais. Por fim, pretende-se registrar o empenho do Professor Ildeu Moreira Coêlho nos debates que conduziram ao que, mais tarde, passaria a configurar a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

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Biografia do Autor

Talita Francieli Bordignon, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta de História da Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2018).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

BORDIGNON, Talita Francieli. O protagonismo dos educadores goianos na luta pela educação nos anos de 1980. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024019, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19705. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19705. Acesso em: 5 dez. 2025.