O protagonismo dos educadores goianos na luta pela educação nos anos de 1980
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19705Mots-clés :
História da Educação brasileira, Educadores brasileiros, Formação de professores, TecnicismoRésumé
Este artigo pretende discutir a movimentação dos intelectuais goianos durante a década de 1980, de modo a apresentar sua atuação como fundamental para os acontecimentos que redefiniram a oferta do curso de Pedagogia. A partir da análise de livros e da legislação enquanto fontes documentais, propõe-se apresentar o modo como as reflexões ocorridas no III Encontro Nacional de Supervisores de Educação (III ENSE) pautaram a organização dos trabalhadores da educação em contraposição à proposta dos governos militares referente às especializações no curso de Pedagogia. A partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético, a análise focaliza a prática dos educadores enquanto intelectuais orgânicos em defesa dos trabalhadores e contra a hegemonia dos defensores da racionalização e do tecnicismo aplicados aos processos educacionais. Por fim, pretende-se registrar o empenho do Professor Ildeu Moreira Coêlho nos debates que conduziram ao que, mais tarde, passaria a configurar a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).
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