Resenha

Que ensino médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16519

Palavras-chave:

Ensino médio, Livro, Síntese

Resumo

Resenha-se neste texto o livro Ensino médio em reformas: trabalho, políticas, cotidiano, de Jean Mac Cole Tavares Santos, Elione Maria Nogueira Diógenes e Rosemeire Reis (2012). A leitura crítica desta obra resultou em um esforço de síntese que tem sua materialização neste texto. As preocupações, os objetos e as perspectivas dos autores se encontram em constante diálogo ao longo do livro e é exatamente este diálogo o responsável pelo enfrentamento de questões caras às históricas problemáticas em torno do ensino médio brasileiro em suas interfaces com as políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Referências

ANDRADE, F. A. Prefácio. In: SANTOS, J. M. C. T.; DIÓGENES, E. M. N.; REIS, R. Ensino médio em reformas: Trabalho, políticas, cotidiano. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2012. p. 7-10.

DIÓGENES, E. M. N. Uma avaliação política e do processo de implementação da reforma do Ensino Médio no Ceará. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2010.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 1997.

GÓMEZ, A. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

GORZ, A. Adeus ao proletariado: Para além do socialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

KURZ, R. O colapso da modernização: Da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

LAFARGUE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec, 1999.

REIS, R. Encontros e desencontros: A relação dos jovens/alunos do ensino médio com os saberes escolares. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SANTOS, J. M. C. T. O ensino médio no interior cearense sob os impactos da reforma: Entre o discurso oficial do novo mundo do trabalho e as apropriações/resistências pela escola (1995-2005). 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

SANTOS, J. M. C. T.; DIÓGENES, E. M. N.; REIS, R. Ensino médio em reformas: Trabalho, políticas, cotidiano. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2012.

SAVIANI, D. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.). Marxismo e Educação: Debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

VANEIGEM, R. A decadência do trabalho. 1967. (mimeografado).

Publicado

2021-10-30

Como Citar

SILVA, Camila Ferreira da. Resenha: Que ensino médio?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021021, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16519. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16519. Acesso em: 23 nov. 2024.