Educação como direito fundamental: paredes de coura – uma experiência portuguesa destaca “a descoberta do ser criança no meio rural”
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14512Palavras-chave:
Direitos Humanos. Conscientização. Paulo Freire. Educação Comunitária.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso em que se descrevem e analisam ações comunitárias em educação e saúde, realizadas em uma região rural portuguesa, na década de 1980 e na qual se observa o impacto dos conceitos e ideias desenvolvidas por Paulo Freire. Conceitos freireanos como o de conscientização, fundamentaram a condução das atividades de um conjunto de profissionais de saúde pública, que atuavam junto a populações em situação de vulnerabilidade social, com o intuito de melhoria de sua qualidade de vida, enfatizando suas potencialidades de auto desenvolvimento em ações comunitárias. O relato aqui apresentado insere-se no conjunto dos estudos que tratam da circulação de ideias e saberes pedagógicos entre diferentes grupos culturais e de como essa circulação é ressignificada e apropriada de maneiras diversas em diferentes espaços e tempos. A estrutura narrativa adotada assumindo, em seus processos descritivos e analíticos, as vozes de diferentes profissionais em seus pontos de vista e percepções traz a polissemia das vivencias de uma equipe multiprofissional na execução de um processo em que ao tempo em que constituiu-se a força de uma organização comunitária, também profissionais se constituíram em agentes de transformação social.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012.
FERREIRA, F. I.O Estudo do Local em Educação – dinâmicas socioeducativas em Paredes de Coura. Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho: Braga, 2003.
FERREIRA, A. C. Organização da Assistência à Criança – perspetiva do médico de Saúde Pública num Centro de Saúde Rural. In JUVENIL: Boletim do serviço de Pediatria do Hospital Distrital de Viana do Castelo, nº2, 1986.
FERREIRA, A. C. Planeamento em Saúde. Ensaio de sistematização de uma experiência em curso. In: Boletim de Educação Sanitária, v. VII, n. 1, 1984.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 2 ed. Porto. Editora Afrontamento, 1975.
GOMES, L. C. Animação, palavra – chave. Edições GAF – Grupo Aprender em Festa. Gouveia, 2000.
FONTES DOCUMENTAIS
ASSOCIAÇÃO OUSAM – Estatutos da Associação e toda a documentação referente ao Projeto “À descoberta do ser criança no meio rural” e ao Projeto “À descoberta do ser criança, construindo a comunidade no meio rural” (1985/1992) –Documentos não publicados. Paredes de Coura.
CENTRO DE SAÚDE DE PAREDES DE COURA – Documentos referentes aos Planos de Atividades de 1984, 1985, 1986 e 1987.-Documentos não publicados. Paredes de Coura.
FUNDAÇÃO AGA KHAN/FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (1988) – Integração de Serviços para a Infância. Metodologia de Projetos. Seminário. Lisboa: Fundação Aga Khan/Fundação Calouste Gulbenkian.