Políticas de Formação Docente para a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12608

Palavras-chave:

Educação Infantil. Políticas Educacionais. Formação Docente.

Resumo

O artigo trata da política de formação docente para a educação infantil, considerando o contexto de transição das instituições de educação infantil para o setor educacional e o que isso representou em termos de demandas. Inicia o texto tratando de dispositivos legais sobre docência e formação para, em seguida, discorrer sobre perfil do profissional de educação infantil que foi se delineando na década de 2000. Posteriormente, apresenta dados estatísticos sobre a formação docente durante o processo de transição das instituições de educação infantil e os esforços da política indutiva do governo federal, nos anos 2000, para a formação desse profissional. Por fim, discutem-se alguns efeitos das políticas de formação em termos da escolaridade do professor e desafios ainda por enfrentar, como promover processos formativos que contemplem as especificidades da educação infantil e considerar as condições sociais e culturais do professor, seja no processo de formação inicial, seja na continuada, seja na formulação de planos de carreira.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

FERNANDES, Fabiana Silva; KUHLMANN JR., Moysés. Políticas de Formação Docente para a Educação Infantil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 10–22, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12608. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12608. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”