Psicologia e Letras Libras: um encontro na busca por uma educação inclusiva no Ensino Superior

Auteurs

  • Denise Mesquita de Melo Almeida Universidade Federal da Grande Dourados
  • Janete de Melo Nantes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9053

Mots-clés :

Inclusão. Ensino Superior. Psicologia. Libras.

Résumé

Discute-se neste texto a promoção da Educação Inclusiva no Ensino Superior por meio do relato de uma experiência formativa que inaugurou a parceria entre o Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), o Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/Libras da Faculdade de Educação a Distância (EaD) e o Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Grande Dourados (NuMIAc). Com intuito de promover a inclusão de estudantes com deficiências, implementou-se uma proposta de estágio supervisionado que, a um só tempo, inscreveu a educação inclusiva no processo de formação inicial de psicólogos; contribuiu para a reflexão sobre o perfil do egresso do curso de Letras Libras; e subsidiou encaminhamentos institucionais necessários à implantação de políticas de acessibilidade e permanência qualificada a estudantes autodeclarados com deficiências na universidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Notas sobre o ensino de psicologia escolar em uma concepção crítica. Psicologia: Ensino & Formação, v. 5, n. 1, p. 20-31, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 25 abr. 2002, p. 23. Regulamentada pelo Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

BRASIL. Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 2005, p. 28.

CHAVEIRO, Neuma; ALVES BARBOSA, Maria; PORTO, Celmo Celeno; BOUTTELET MUNARI, Denise; MEDEIROS, Marcelo; REIS DUARTE, Soraya Bianca. Atendimento à pessoa surda que utiliza a língua de sinais, na perspectiva do profissional da Saúde. Cogitare Enfermagem [online] 2010, 15. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648973007. Acesso em: 13 mar. 2018.

MENDONZA, Carmem E. Flores. Estudo exploratório sobre a atuação dos psicólogos escolares que trabalham com populações especiais em Mato Grosso do Sul. Estudos de Psicologia, v. 14, n. 1, 1997.

NORONHA, A. P. P. Cartilha Avaliação Psicológica – 2013. Brasília/DF: Conselho Federal de Psicologia, 2013. Disponível em: http://www.cfp.org.br.

PATTO, Maria Helena Souza. Ciência e política na primeira república: origens da psicologia escolar. Mnemosine, São Paulo, v. 1, n. 0, 2004.

POKER, Rosimar Bortolini et al. Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado. Marília: Cultura Acadêmica/Oficina Universitária, 2013.

QUADROS, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC; SEESP, 2004.

QUADROS, Ronice Müller de. (org.). Letras Libras: ontem, hoje e amanhã. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Dimensão, 1998.

SOUSA BRAZ-AQUINO, Fabíola de; LUCENA FERREIRA, Ingrid Rayssa; ALMEIDA CAVALCANTE, Lorena de. Concepções e práticas de psicólogos escolares e docentes acerca da inclusão escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 2, 2016.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 107-128, mar. 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação – Bacharelado em Psicologia/Formação de Psicólogo e Projeto Complementar – Licenciatura em Psicologia. Dourados, MS, 2017. Disponível em:http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PROJETO%20PPC%20Psicologia%20-%202017.pdf. Acesso em: 14 mar. 2017.

VIANA, Meire Nunes. Interfaces entre a Psicologia e a Educação: reflexões sobre a atuação em Psicologia Escolar. In: ______; FRANCISCHINI, Rosângela. Psicologia Escolar: que fazer é esse? Brasília: CFP, 2016.

Téléchargements

Publiée

2018-11-20

Comment citer

ALMEIDA, Denise Mesquita de Melo; NANTES, Janete de Melo. Psicologia e Letras Libras: um encontro na busca por uma educação inclusiva no Ensino Superior. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 185–195, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9053. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9053. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR