Diferentes contextos do ensino de biologia no Brasil de 1970 a 2010
Mots-clés :
Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Contexto históricoRésumé
Este texto objetiva traçar um panorama histórico sobre o ensino de Biologia, no Brasil, no período de 1970 a 2010. Para tanto, ele está dividido por décadas a fim de se destacar fatos considerados fundamentais no ensino deste componente curricular. A década de 1970 tem seu enfoque na experimentação e na vivência do método científico; a década de 1980 é caracterizada pelos processos de investigação científica e a formação de habilidades cognitivas e sociais. As diretrizes e os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio marcam a década de 1990 e os parâmetros curriculares mais ensino médio e as orientações curriculares nacionais para o ensino médio caracterizam a primeira década do século XXI.Téléchargements
Références
BIZZO, N. Ciências biológicas: orientações curriculares para o ensino
médio. Brasília: MEC/SEB, 2004. p.148-169.
BORGES, G. L. A. Utilização do método científico em livros didáticos de
ciências para o 1º grau. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1982, 381p.
BRASIL, Reforma do Ensino Superior. Lei nº 5540, de 28 de novembro de
Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF, 1968.
BRASIL, Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971.
BRASIL, Coletânea de Leis, Pareceres, Decretos-lei, Resoluções e
Portarias. Ensino. Uberlândia, UFU, 1980, 1986, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de
de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Resolução CEB n. 2, de 7 de abril de 1998a.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Resolução CEB n. 3, de 26 de junho de 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e
Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e
Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da
Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da
Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
CICILLINI, G. A. História e Memória da Prática de Ensino de Biologia:
inovações e mudanças. In: SELLES. S. E. e FERREIRA, M. S. (Orgs.).
Formação docente em Ciências – memórias e práticas. Niterói, RJ: Eduff,
p. 93-103
DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990. (Coleção magistério 2º grau. Série
formação do professor).
FRACALANZA, H. O conceito de ciência veiculado por atuais livros didáticos de Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de
Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1982, 201p.
FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino
de Ciências no Brasil. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de
Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1992, 304p.
FRACALANZA, H. Histórias do ensino de biologia no Brasil. In: SELLES,
S. E. et. al. (Orgs). Ensino de biologia: histórias, saberes e práticas
formativas. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 25-48.
GOUVEIA, M. S. F. Cursos de Ciências para professores do 1º grau:
elementos para uma política de formação continuada. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1992, 283p.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU:
Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora
Harbra Ltda, 1996.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L. e MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, set.2010, p.225-249.
RODRIGUES, M. L. B. e MENDES SOBRINHO, J. A. C. Aspectos
históricos do ensino de Ciências Naturais de 5ª a 8ª série do ensino
fundamental. In: MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.) Práticas
Pedagógicas em Ciências Naturais: abordagens na escola fundamental.
Teresina: EDUFPI, 2008.
SANTOS, A. R. R. e MENDES SOBRINHO, J. A. C. Contextualizando o
Ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais. In: MENDES SOBRINHO,
J. A. C. (Org.) Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais: abordagens na
escola fundamental. Teresina: EDUFPI, 2008.
SILVA, E. P. Q. A invenção do corpo e seus abalos: diálogos com o ensino
de biologia. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2010, 201p.
THEÓPHILO, I. M. e MATA, M. F. Ensino de ciências. Fortaleza: Brasil
Tropical, 2001. (Coleção para professores nas séries iniciais).
VIANA, I. O. A. A formação de docentes no Brasil: história, desafios atuais e futuros. In: RIVERO, C. M. L. e GALLO, S. (orgs.) A formação de
professores na sociedade do conhecimento. Bauru: Edusc, 2004, p. 21-54.
VIEIRA, S. L. e FARIAS, I. M. S. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Plano Editora, 2003.